em

Hospital Universitário está pronto para usar cloroquina

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), em Ponta Grossa, recebeu na sexta-feira (3) uma carga de 300 comprimidos de cloroquina, medicamento liberado para uso pelo Ministério da Saúde (MS) em casos graves de covid-19. A informação é da assessoria de imprensa da instituição.

Segundo o hospital, a utilização da cloroquina foi avaliada pelo comitê covid do HU e o remédio poderá se utilizado, dependendo de critérios técnicos. Até o momento, nenhum paciente com covid-19 ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus recebeu o medicamento no HU.

O protocolo do MS prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados. De acordo com a nota técnica, a cloroquina e hidroxicloroquina podem complementar os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

Embora haja grande expectativa nos resultados do medicamento, seu uso foi liberado em caráter excepcional, antes mesmo de conclusões cientificamente comprovadas sobre sua eficácia.

 

Cautela

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o assunto em pronunciamento na última terça-feira (7) e destacou que deverão ser apresentados resultados de estudos sobre esses e outros medicamentos, ainda neste mês.

“Liberamos o uso da cloroquina aos pacientes críticos em CTIs e para qualquer paciente interno de hospital, com quadro moderado (…). A prescrição ao uso está nas mãos do médico. Se ele quiser comunicar que não tem evidência [da eficiência e informar] os riscos ao paciente, se responsabilizando por isso, ninguém vai reter receita de ninguém. Mas, para o Ministério recomedar essa medida, precisamos de mais tempo”, esclareceu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.