em

Hospital Regional de Telêmaco iniciará atendimentos em abril

A espera da população, que aguarda ansiosa por atendimentos próximo de casa, está quase no fim. Após quase oito anos, o Hospital Regional de Telêmaco Borba, região dos Campos Gerais, está com as obras concluídas e deverá ser entregue no mês de abril. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ao Jornal Diário dos Campos. A etapa final, antes do início dos atendimentos, se dá agora com a contratação de 164 profissionais de saúde que vão atuar na casa hospitalar.

As contratações vão ocorrer via Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). No início deste mês, o órgão publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pessoal em 'caráter excepcional e temporário' para atuar no Regional de Telêmaco.

Entre os cargos estão enfermeiros, enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes de farmácia, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos obstetras, médico neonatologista, médico pediatra, técnicos administrativos, entre outros.

Os interessados deverão se dirigir, munidos da documentação necessária, até a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, situada na Avenida Samuel Klabin, 741, Centro, até o dia 28 de fevereiro, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Empresa contratada pelo Estado concluiu as obras do novo prédio. (Foto: Alex Durski/Atento a Rede)

Impasse

O Hospital Regional de Telêmaco foi inaugurado em 2010, mas nunca funcionou por conta de problemas em sua estrutura. O local ficou parado por cerca de um ano. O governo do Paraná precisou investir aproximadamente R$ 9 milhões para a contratação de nova empresa para concluir as obras.

Ao longo dos últimos anos foram construídos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – (10 neonatais e 10 adultos) do hospital, além da compra de equipamentos, troca de pisos, pintura das paredes e na construção do novo prédio em que irá abrigar os leitos das UTI's.

De acordo com informações da Sesa, os leitos de internamento atenderão pacientes em observação das áreas de clínica médica, cirúrgica, pediátrica, ginecológica, centro cirúrgico, clínica médica e pronto-atendimento.

Demanda

Segundo o secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Edemilson Siqueira Pukanski, o hospital vem para atender um antigo sonho do município. "Principalmente porque será um hospital especializado no atendimento materno-infantil e vem justamente para cobrir um vazio assistencial de toda a região", disse.

De acordo com Pukanski, atualmente, as gestantes de alto risco precisam se deslocar para outras cidades por falta de estrutura no município. "Isso gera transtornos para as pacientes e acarreta despesas para o município. Estamos felizes em saber que a obra será entregue logo para então melhorarmos cada vez mais os atendimentos no município", garantiu o secretário.  

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.