Menu
em

Hospital da Criança deixará de ter pronto-atendimento

Foto: Arquivo/DC

O antigo Hospital da Criança de Ponta Grossa, agora denominado Humai-UEPG, deve deixar de contar com Pronto-Atendimento Infantil (PAI). A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS), diante dos questionamento do Diário dos Campos e portal dcmais sobre a previsão de alterações no atual sistema de atendimento ao público infantil na cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa pretende devolver à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Santa Paula a responsabilidade por pacientes de até 12 anos de idade (11 anos, 11 meses e 29 dias). No entanto, ainda não tem data certa para que isso ocorra.

O serviço foi retirado da UPA em março do ano passado, em função do aumento no número de casos de covid-19 e, até o momento, o fluxo pediátrico está no Humai, sob gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Esse é um Hospital que tem no seu contrato com o Estado um Pronto Atendimento Infantil (PAI) que se mantém atendendo. Por causa dos atendimentos covid-19 e a alta demanda da UPA Santa Paula, neste momento, o município não tem como absorver esses atendimentos”, informou a FMS, por meio da assessoria de imprensa.

Migração de médicos

A prefeitura informou que, ao final de setembro, o contrato de médicos terceirizados do município será encerrado. Esse seria um dos fatores que exigirão a transferência do PAI.

Outro fator é que, no final de maio, a Câmara de Vereadores aprovou a doação do Hospital da Criança à UEPG, prevendo a gradual retirada de servidores municipais da instituição. Até o final de agosto, 60% desses profissionais já deverão ter deixado o hospital.

Por outro lado, o município garantiu que ainda haverá cessão de alguns servidores municipais ao Humai, o que também deve ocorrer entre setembro e outubro. A prefeitura não informou quantos serão cedidos, nem quantos, no total, devem deixar o hospital.

UEPG confirma necessidade de mudança

Questionada a respeito da alteração, a UEPG declarou que ainda não foi informada pela prefeitura sobre a mudança do PAI, mas confirmou que o Pronto-Atendimento Infantil deverá deixar o Humai nas próximas semanas. “Mas tudo será feito dentro da maior responsabilidade para não gerar desassistência, tal como é a postura de nossa instituição, uma instituição de 70 anos que sempre primou pela postura cidadã. Não será agora que vai mudar a sua atuação”, informou a universidade.

Ainda segundo a UEPG, caberá ao município decidir para qual estrutura de saúde irá o PAI, que permanecerá atrelado à prefeitura. A universidade acrescentou que o atendimento do PAI sob a gestão da UEPG aumentou, por se tratar atualmente da única estrutura em saúde destinada a esse público.

Pronto-atendimento infantil

O PAI do antigo Hospital da Criança foi inaugurado em março de 2019. Eram 21 novas enfermarias com decoração infantil, reforma do centro cirúrgico e novos equipamentos. O espaço foi reestruturado com nova recepção, consultórios, salas de acolhimento, triagem, emergência, nebulização e coleta. Parte das melhorias foi viabilizada pela Associação Amigos do Hospital da Criança (AAHC), criada especialmente para angariar recursos e reestruturar o local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile