em

Hospital Carolina Lupion: 60 anos de história em prol da saúde de Jaguariaíva e região

Desde que assumiu o governo do estado do Paraná no ano de 1947, o jaguariaivense Moysés Wille Lupion de Troya colocou em prática todo o seu plano de governo, balizado principalmente na infraestrutura do estado, visando dotá-lo de condições materiais nas mais variadas áreas, dentre estas, a da saúde, quando por solicitação pessoal, intensificada pelo amigo, o médico José Manoel Ribeiro dos Santos, resolveu autorizar a construção de um Hospital Regional na sede do município de Jaguariaíva.

Após o seu término a obra foi devidamente denominada como “Carolina Lupion”, em memória da senhora Carolina Döepfer Wille Lupion, progenitora do então Governador do Estado, falecida em 15 de fevereiro de 1952.

A inauguração oficial do prédio ocorreu às dez horas do sábado do dia 12 de setembro de 1959, através de uma concorrida solenidade que contou na ocasião com a ilustre presença do Governador, além do Corregedor Geral do Estado, desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, do Secretário Estadual de Saúde Pública, Dr. Manoel Ribeiro dos Santos, do subchefe da Casa Militar, Coronel Manoel Cursino Dias Paredes, do prefeito Aristides Fernandes Soares (Tidoca), dos médicos Dr. Michael Wahrhaftig e Walmyr Maingué, além de vereadores, autoridades eclesiásticas e população em geral.

Sua missão é a de prestar assistência médico-hospitalar nas áreas para as quais esteja devidamente capacitado e habilitado, utilizando-se de profissionais das melhores técnicas possíveis, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, de acordo com os princípios regidos pelas normas regulamentadoras do Sistema Único de Saúde.

O hospital possui um total de 79 leitos e um corpo médico que atuam nas mais variadas áreas, tais como: Clínica Médica, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia , Traumatologia e Anestesiologia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.