em

Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa aguarda assinatura de contrato para leitos de UTI Covid

O Hospital Bom Jesus, de Ponta Grossa, aguarda junto ao governo do Estado a assinatura de um contrato que o torna como um hospital de retaguarda para receber pacientes com covid-19 caso haja lotação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que existe a previsão de ativação de 10 leitos de UTI adulto e 35 leitos de enfermaria no Bom Jesus, conforme a necessidade, mas garantiu que ainda não há uma data efetiva para que isso ocorra.

Apesar da sinalização do governo do estado, o médico Marco Antônio Moutinho, diretor técnico do Bom Jesus, reforçou que, ainda, nenhum contrato entre o hospital e o governo foi assinado até o momento. “Houve a hipótese de que nós receberíamos pacientes na ala covid-19 caso houvesse a necessidade, mas até agora nenhum acordo foi assinado. Por enquanto, o estado disse que se precisasse, iria nos procurar”, disse.

O diretor técnico afirmou também que o hospital está arcando com todos os custos de pacientes covid. “Acredito que ainda haverá a assinatura de um contrato para que o estado venha a firmar uma parceria com o Bom Jesus com o objetivo de arcar com os custos dos pacientes por leito, da mesma forma que ocorre com o Hospital Universitário e o Hospital do Rocio, em Campo Largo, por exemplo”, afirmou Moutinho.

Leitos

O hospital Bom Jesus conta com uma estrutura que foi equipada com 31 leitos, sendo 10 específicos para UTI e 21 clínicos de enfermaria voltados somente para a covid-19, parte destes então seriam para atendimentos via SUS.

"Fizemos toda uma organização para esta estrutura e, mesmo com dificuldades, estamos solicitando ao governo do estado um apoio no sentido nos ajudar com EPI's e recursos. Estamos dispostos a ajudar nessa pandemia, pois sabemos que esses pacientes serão atendidos via Sistema Único de Saúde", disse o diretor técnico em entrevista ao DC no mês de abril.

O DC procurou novamente a Sesa para saber sobre a previsão da assinatura do contrato junto ao Bom Jesus, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.