em

Hospitais privados de PG têm falha na prevenção a incêndio

Um levantamento solicitado pelo Diário dos Campos, junto ao 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) de Ponta Grossa, aponta que os hospitais particulares da cidade não estão totalmente regularizados quando se trata de prevenção contra incêndios. Dos quatro hospitais privados – incluindo também os que são filantrópicos ou cooperativa, mas realizam atendimentos particulares – apenas um possui o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

O documento, de acordo com o 2º GB, é uma forma de garantir que um empreendimento tem os requisitos de prevenção contra incêndio e pânico e possa adquirir documentos junto à prefeitura e a outros órgãos. A ausência do CLCB aponta que um ou mais itens necessários a esse objetivo não estão sendo cumpridos.

 

Unimed

O Hospital Geral Unimed, único 100% particular – que não atende também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – já foi autuado pelos bombeiros e aguarda regularização. Apesar de possuir imóvel considerado novo, ainda não atende a todas as normas exigidas. Em nota, a administração do hospital informou que aguarda a aprovação de projeto em trâmite. Segundo a nota, na última vistoria, os bombeiros dispunham apenas do projeto antigo, no qual ainda funcionava a área do imóvel onde funcionava a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), transferido para a prefeitura no início do ano.

“Atualmente, a Unimed Ponta Grossa aguarda a aprovação, junto ao Corpo de Bombeiros, de um novo projeto, o qual não contempla a área do referido imóvel”, informou o hospital.

 

São Camilo

O hospital São Camilo informou que, embora não possua o CLCB, possui um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com os bombeiros, no qual se compromete a fazer as correções necessárias até janeiro de 2020. A administração acredita que terá obtido o certificado antes do fim desse prazo. A administração acrescenta que o Centro Hospitalar São Camilo (que possui CLCB) e o Hospital São Camilo mantêm, de forma ativa, suas respectivas brigadas de incêndio, além de todos os protocolos e processos necessários.

 

Santa Casa

O hospital Santa Casa também enviou nota, através da qual declarou guardar “estrita observância aos protocolos legais e regulamentares a que se submete, mantendo integralmente a estrutura exigida para o regular desenvolvimento de suas atividades, com protocolo de toda a documentação necessária nos órgãos responsáveis pela emissão das respectivas certificações”. A nota destaca que o hospital, com mais de 100 anos de história, beneficia mais de um milhão de pessoa sem sua área de abrangência, e garante salubridade e bem-estar aos seus usuários.

 

BOM JESUS POSSUI CERTIFICADO

O DC também entrou em contato com o hospital Bom Jesus, único hospital listado pelo Corpo de Bombeiros como totalmente regular em relação ao CLCB, e que tem validade até março de 2020. Na verdade, segundo os bombeiros, o Bom Jesus é o único que possui o documento totalmente regular, até mesmo entre os hospitais públicos. Reportagem publicada pelo DC na última semana mostrou que esses também não possuem o certificado. O hospital Bom Jesus não retornou até o fechamento desta edição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.