em

Hospitais públicos de PG têm falha na prevenção a incêndio

Todos os hospitais de Ponta Grossa mantidos, exclusivamente, com recursos públicos, estão com o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) irregular. A informação foi repassada pelo 2º GB, e aponta para diferentes falhas em cada um dos quatro hospitais cujo atendimento é realizado apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explicado pelo setor de relações públicas dos bombeiros, o documento consiste no antigo Certificado de Vistoria. É uma forma de garantir que um empreendimento tem os requisitos de prevenção contra incêndio e pânico e possa adquirir outros documentos junto à prefeitura e a outros órgãos. Em Ponta Grossa, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à UEPG e os hospitais municipais Dr. Amadeu Puppi (conhecido como Pronto-Socorro), Prefeito João Vargas de Oliveira (Hospital da Criança) e Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA Santa Paula) estariam com a certificação irregular.

O 2º GB acrescenta que os quatro hospitais receberam fiscalização nas últimas três semanas, e que já foram autuados em função das irregularidades detectadas. A situação expõe a fragilidade das unidades hospitalares na garantia da segurança de seus pacientes e funcionários. Juntos, os três hospitais atendem uma média de cerca de 40 mil pessoas a cada mês. De acordo com o 2º GB, a lei só prevê interdição de hospitais caso haja indícios de colapso estrutural.

No último dia 12, um incêndio resultou em 12 mortos no hospital Badim, no Rio de Janeiro. Em caráter preliminar, um problema no gerador teria sido a causa do acidente, que ainda é alvo de investigação.

 

Hospital Universitário

Sem alarme

No caso do HURCG, o Diário dos Campos apurou que o sistema contra incêndio está desativado há cerca de um ano, e o alarme detector de fumaça também não estaria funcionando. Por meio da assessoria de imprensa, o HU não negou as falhas, mas rebateu a declaração do 2º GB, o qual afirmou que o hospital não possui CLCB. “O HU possui o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, que será renovado mediante algumas adequações solicitadas após recente vistoria”, informou a assessoria de imprensa, por meio de nota.

Sistema novo

A administração acrescentou que todos os itens foram providenciados e estão em fase de implementação. “Os extintores foram todos trocados e os hidrantes estão em fase de descrição interna para licitação. A decisão final da empresa vencedora da licitação, já realizada, do sistema de segurança deve sair em dois dias”, disse.

Treinamentos

Segundo o HU, todos os sistemas já existentes estão sendo adequados às exigências do Corpo de Bombeiros. Para prevenir acidentes envolvendo incêndio, foram realizados treinamentos de brigadas internas com engenheiro de segurança do trabalho, e o treinamento de evacuação deve ser realizado nos próximos dias.

 

Instituições municipais

A prefeitura, responsável pelos outros três hospitais listados nesta reportagem, confirmou o fato de que Hospital Municipal, Hospital da Criança e UPA Santa Paula estão irregulares. Mas a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse estar ciente das situações e que todos estão em fase de regularização, principalmente em função de reformas. Após as obras, todos terão o CLCB, garante.

Pronto Socorro – O Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi está recebendo reformas na estrutura, e adequando a rede de incêndio. A ala amarela, que está em reforma no momento, já estaria contando com essas alterações. Assim que a obra for avançando, a adequação acompanha. Hoje, o Hospital conta com extintores portáteis e com equipe treinada para dar atendimento em princípio de incêndio, garante a FMS.

Hospital da Criança – No Hospital Municipal Prefeito João Vargas de Oliveira, a FMS explica que já saiu o ganhador da licitação para fazer a conclusão da rede de incêndio, faltando apenas assinar a ordem de serviço. A estrutura conta hoje com brigada de incêndio e extintores.

UPA 24 Horas – Na unidade hospitalar do Santa Paula, a FMS informou que está faltando apenas um responsável técnico pela rede de incêndio. O sistema funciona, está operando normal, tanto extintores, quanto hidrantes. A fundação já estaria tomando as devidas providências sobre o responsável técnico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.