Menu
em

Homicídios em PG têm maior redução que em outras cidades

O número de homicídios em Ponta Grossa, em 2017, diminuiu 22,8% comparado aos assassinatos ocorridos em 2016. Esta foi a maior redução entre os municípios do Estado que possuem o mesmo porte, a exemplo de Londrina, Cascavel e Maringá. De acordo com dados divulgados pela 13ª Subdivisão Policial (SDP), no ano passado ocorreram 44 assassinatos contra 57 em 2016.

O delegado Josimar Antônio da Silva, que responde interinamente pelo setor de Homicídios de Ponta Grossa, comenta que a redução está atrelada ao trabalho contínuo da Polícia Civil em elucidar estes crimes. "A polícia trabalha de forma incansável para identificar e prender os autores. Dos 44 homicídios do ano passado, 36 foram elucidados (resolvidos), ou seja, algumas pessoas foram presas, outras aguardam o julgamento em liberdade, mas todas foram identificadas", alega.

Para Silva, com as prisões que vêm ocorrendo destes autores, os criminosos acabam ficando receosos e pensam duas vezes antes de praticar um homicídio. "Eles acabam se dando conta de que muitos estão sendo encontrados e acabam ficando com a sensação de que não ficarão impunes", aponta.

Com relação à redução, o delegado aponta que Ponta Grossa, comparada a outras cidades do interior do Paraná, com o mesmo o porte, apresentou a menor redução do número de assassinatos entre 2016 e 2017.  "Vemos que Ponta Grossa não registrou um índice tão alto deste tipo de crime. Claro que o nosso objetivo era de que não houvesse registro de nenhum caso, no entanto, o setor tem trabalhado de forma ininterrupta para tentar elucidar todos estes casos", finaliza. (Confira abaixo o comparativo com a redução dos crimes nas demais cidades do Estado)

 

Redução de homicídios em cidades do Paraná

Município        2016       2017     Redução

Ponta Grossa      57          44           22,8%

Londrina            116        93          19,8%

Cascavel             71         61           14%

Maringá              35        29            17%

Fonte: Subdivisões policiais dos municípios citados nesta reportagem.

 

Segundo o delegado, Josimar Antônio, dos 44 homicídios em 2017, 36 foram elucidados (Foto: Jose Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile