em

HGU realiza primeira cirurgia de enucleação de próstata com laser em PG

Equipe responsável pela cirurgia: Dr. Ricardo Ângelo Jeczmionsk, Dr. Thiago Sato e Dr. Eduardo Bisinella (foto: divulgação)

O Hospital Geral Unimed (HGU) alcançou um marco significativo na área da urologia ao se tornar o primeiro hospital do estado do Paraná a realizar a Enucleação de Próstata com Laser Thulio fora da capital, em Curitiba. O procedimento foi realizado pela equipe de urologia de Ponta Grossa.

A cirurgia, que revoluciona o tratamento de doenças prostáticas, foi conduzida com sucesso pela equipe do HGU e pela equipe parceira da empresa Medhcir.

A enucleação de próstata com laser é uma técnica avançada e minimamente invasiva que oferece diversos benefícios em comparação com as intervenções tradicionais, como a prostatectomia aberta ou a ressecção transuretral da próstata (RTU).

Enquanto a prostatectomia aberta envolve uma incisão maior e mais tempo de recuperação, a RTU pode não ser adequada para próstatas muito grandes. A técnica com laser supera essas limitações, proporcionando um procedimento menos invasivo, mantendo a eficácia no tratamento.

Detalhes técnicos

A técnica consiste na remoção do adenoma prostático, a porção da próstata que aumenta de tamanho e causa a obstrução do canal urinário. Uma das vantagens mais notáveis é a redução significativa do sangramento durante a cirurgia, minimizando os riscos associados a perda de sangue excessiva. Isso torna o procedimento mais seguro para pacientes com problemas de coagulação.

O chefe da área de Urologia do HGU, Dr. Eduardo Bisinella, destacou a importância do procedimento como uma opção de tratamento eficaz e segura para pacientes com hiperplasia prostática. “Esta cirurgia representa um avanço no atendimento médico na região e beneficia inúmeros pacientes que sofrem de doenças prostáticas, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo o impacto da cirurgia em seu bem-estar geral”.

A cirurgia realizada com laser Thulio é menos invasiva e causa menos dor no pós-operatório, além de menor sangramento, menor tempo de internação e de uso de sonda. Com isso, o paciente retorna a suas atividades habituais precocemente.

Equipe responsável pela cirurgia: Dr. Ricardo Ângelo Jeczmionsk, Dr. Thiago Sato e Dr. Eduardo Bisinella (foto: divulgação)

Leia mais: Quatro ruas de PG passam a ter sentido único; confira quais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.