em

Hemepar está com banco de sangue crítico em PG

Ajuda

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Ponta Grossa está com banco de sangue abaixo do esperado e precisa da doação de todos os tipos. Segundo o órgão, o estoque está em torno de 50%, mas o ideal é que seja 100%. A falta de bolsas de sangue, segundo a enfermeira Nelsi de Oliveira Zakszewski, é devido aos cancelamentos dos agendamentos que têm ocorrido pelo site do Hemepar.

“Abrimos mais de 60 horários por dia e a partir do momento que a pessoa faz o agendamento, esses horários ficam bloqueados no sistema e não conseguimos alterar. Mas, o que ocorre, é que elas não estão comparecendo e esse descomprometimento afeta as doações diárias e o estoque do Hemepar”, explica.

A enfermeira comenta que as faltas sem justificativa giram em torno de 30%. “A pandemia fez com que a procura pelas doações ficassem bastante reduzidas e agora com os agendamentos está mais difícil ainda já que as pessoas agendam e não comparecem. Com o estoque que temos hoje, estamos apenas atendendo as demandas, mas não sobram bolsas para o dia seguinte, por exemplo”, destaca Nelsi.

A orientação é para que os doadores que não puderem comparecer para que entrem em contato com o Hemepar para comunicar. Já os agendamentos podem ser realizados diretamente pelo site do Centro de Hematologia através do endereço www.saude.pr.gov.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.