Menos de um ano e meio. Este foi o tempo entre o anúncio de que a Heineken aplicaria mais R$ 865 milhões na sua fábrica de Ponta Grossa e a concretização do investimento. A cervejaria, que está finalizando os detalhes da sua obra de ampliação, já está trabalhando com uma capacidade 75% maior, o que a torna a unidade produtiva com a 3ª maior operação do Grupo Heineken no Brasil.
Os dados foram repassados à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais pela assessoria da empresa. “O principal objetivo da expansão foi aumentar a capacidade produtiva de cervejas premium, principalmente da marca Heineken. Atualmente, mais de um terço do segmento premium brasileiro é representado pela marca mãe do Grupo, o que tornou o Brasil o maior mercado consumidor da cerveja no mundo”, explica a cervejaria.
“O investimento na Heineken Ponta Grossa também visa a expansão de capacidade na categoria de cervejas mainstream (segmento médio de mercado), revolucionada pelo Grupo Heineken a partir da inserção de marcas puro malte como Amstel e Devassa. Nos últimos anos, essas marcas vêm ganhando cada vez mais mercado, o que justifica o investimento para manter esse posicionamento, principalmente para a marca Amstel, que faz muito sucesso nas regiões Sul e Sudeste”, complementa.
“Além disso, o aporte viabilizou a produção de Heineken® 0.0, uma importante inovação que reforça o compromisso da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Ponta Grossa foi a primeira cervejaria a produzir esse novo produto no Brasil, que chegou ao mercado no primeiro semestre de 2020”, lembra a assessoria.
Heineken Ponta Grossa
A unidade da Heineken em Ponta Grossa é responsável pela produção de Heineken, Heineken 0.0, Eisenbahn, Sol, Amstel, Kaiser e Bavária.
Essa é a segunda vez que a multinacional holandesa amplia investimentos no Paraná desde a sua instalação, em 1995. Entre 2015 e 2016 o aporte foi de R$ 450 milhões para elevar a capacidade de produção em 40% na planta local.
“Fundada há 25 anos, a cervejaria recebeu grandes investimentos nos últimos anos, pois é uma região estratégica para os negócios do Grupo. Localizada em um entroncamento rodoviário, a cidade favorece o escoamento da produção para mercados-chave no País como as regiões sul e sudeste, mercados especialmente relevantes para o segmento premium”, destaca a marca.
Novos empregos
Quando foi feito o anúncio da ampliação da unidade, em março do ano passado, a Heineken divulgou que o incremento criaria cerca de 600 empregos diretos e indiretos – na época, a indústria já empregava trezentos colaboradores diretos. Questionada pela reportagem do DC, a assessoria de imprensa da empresa disse agora que “as vagas estão sendo preenchidas sob demanda, durante as entregas parciais das obras que já estão acontecendo” e informou que todas as vagas do Grupo ficam disponíveis NESTE LINK.