Menu
em

Habitação ocupa novos espaços em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / DC

O crescimento econômico de Ponta Grossa, notadamente ao longo dos últimos 10 anos, também significou mudança no perfil da população e das moradias. Oficialmente, a cidade ganhou 25.174 habitantes nesse período. O aumento em cerca de 7,5% do número de moradores foi suficiente para que a densidade populacional passasse dos 161,8 habitantes por quilômetros quadrados para 178,5 hab/Km². Isso mudou o perfil da habitação em Ponta Grossa.

Habitação em Ponta Grossa

Para além dos números, a cidade começou a preencher vazios urbanos. Áreas próximas ao centro, ainda ocupadas pelo campo, receberam conjuntos habitacionais. Foi assim principalmente com parte dos bairros Neves, Uvaranas, Cará-Cará, Contorno e Colônia Dona Luiza. De 106.973 domicílios, em 2014, PG passou a contar com 131.477 domicílios em 2024. 

O aumento de 22% em habitações significou a instalação de mais pontos de comércio, para atender aos moradores das periferias. No Centro, a principal mudança foi o aumento no número de edifícios. Os dados mais atuais do IBGE apontam que 11,44% dos domicílios de PG estão em edifícios. Para comportar esse crescimento, o Município aprovou seu Plano Diretor em 2023, que agora deve passar por ajustes.

Qual é o maior desafio para o crescimento urbano de PG?

Rafael Mansani, diretor do Iplan – Foto: José Aldinan / DC

“Ponta Grossa deve adotar uma série de práticas inteligentes para o aprimoramento da qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente, visando uma cidade sustentável. Ao invés de incentivar um crescimento e consumo desordenado, optar por iniciativas e programas de políticas públicas eficientes que reverberam positivamente na sociedade e no ecossistema. Crescer ordenadamente com a dinamização do espaço urbano”. – Rafael Mansani, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile