Menu
em

Há 77 anos, penicilina era usada em Ponta Grossa pela primeira vez

Por Walter Téle Menechino – dcmais

Na edição de terça-feira (19), o Diário dos Campos destacou a chegada do primeiro lote da vacina contra a covid e a aplicação da primeira dose da Coronavac em Ponta Grossa. Da mesma forma, na edição do dia 18 de junho de 1944, o jornal noticiou o uso da penicilina pela primeira vez na cidade. O medicamento, um marco da medicina, foi descoberto ao acaso pelo britânico Ian Fleming em 1928 e começou a ser usado em 1941, em soldados feridos durante a II Guerra Mundial.

Apenas quando as batalhas estavam chegando ao fim o medicamento passou a ser utilizado pela população. No caso de Ponta Grossa, o pai de um paciente com meningite conseguiu a penicilina junto a um instituto farmacêutico em Curitiba. Mas as doses disponibilizadas do medicamento “miraculoso”, como grafou o jornal à época, não foram suficientes “de haver o paciente sucumbido depois”. Espera- se que, em tempos vindouros, o fato semelhante de agora tenha desfecho inverso.

Texto produzido a partir de uma publicação nas redes sociais por Ivan Rocha, formado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica de Ponta Grossa em 1970.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile