em

Guarda Municipal de PG terá reestruturação com grupo tático

Viatura da Guarda Municipal de Ponta Grossa
(Arquivo DC)

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) deve detalhar de forma oficial, na segunda-feira (28), como se dará a reestruturação da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa. Trata-se de um processo que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses, e que agora deve se consolidar, especialmente com a formação do Grupo de Apoio Tático (GAT).

A secretária municipal da SMCSP, Tânia Sviercoski, antecipou que a intenção é tornar ainda mais eficiente o trabalho da Guarda Municipal (GM). “Estamos reestruturando os grupos, e um deles é o GAT. Temos a parte do ROMU, que é a Ronda Ostensiva, e os demais estão compondo o Grupo de Apoio Tático, denominação nova para otimizar o trabalho deles”, informou a secretária. Segundo ela, as mudanças passam também pela aquisição de armas, viaturas e uniformes das equipes.

Viaturas

Em 2 de março, reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais já havia destacado publicação de edital que previa a locação de 11 novos veículos que seriam caracterizados e utilizados nas ações de policiamento da GM. O contrato, firmado nas semanas seguintes, prevê  o investimento de R$ 616,8 mil pelo período de um ano, e foi dividido em três lotes, incluindo sete camionetas diesel cabine dupla e três veículos tipo SUV. O reforço significa ampliação da frota de viaturas em aproximadamente 36%.

GM está sendo equipada com armas longas e novos rádios comunicadores (Foto: Divulgação)

Tiro

Tânia Sviercoski também informou que a Secretaria está em busca de recursos para adquirir um estande de tiro virtual, que possibilitaria realizar o treinamento das equipes, especialmente diante da recente aquisição de armas de cano longo entregues à corporação.  No mês passado, a prefeitura anunciou a entrega de 10 espingardas calibre 12 que, juntamente com 120 rádios comunicadores, implicavam no investimento de R$ 250 mil com recursos próprios do município. Na ocasião, a secretária lembrou que os equipamentos se somariam a smartphones, tablets e até mesmo drones recentemente doados pela Receita Federal.

Combate ao microtráfico de drogas

Um dos principais focos do trabalho da GM em Ponta Grossa vem sendo o combate ao microtráfico de drogas. A venda de entorpecentes acaba estando atrelada a outros crimes como furtos, roubos e até lesão corporal e homicídio. Por essa razão, a prevenção e repressão a essa prática está entre as prioridades da nova estrutura da Guarda Municipal, reforçando uma atuação que já está presente de forma rotineira. Nessa quinta-feira (24), a Central de Monitoramento da GM flagrou, por meio de suas câmeras, situação de suposta venda de drogas no Centro de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.