Menu
em

Grupo Fauna de proteção aos animais faz aniversário

Foto: Facebook/ Grupo Fauna PG

No dia dois de setembro o Grupo Fauna completa 23 anos em defesa dos direitos animais em Ponta Grossa e Campos Gerais. Desde sua fundação, a ONG trabalha pela busca de políticas públicas em prol dos animais não humanos, iniciando com a mobilização social por uma Lei Municipal que previa a castração dos animais, caninos e felinos, como forma de controle populacional.

Esta lei (na época 6179/99, hoje a 9019 alterada por algumas modificações) foi uma das pioneiras neste país, quando poucos falavam desta forma de manejo e a maioria das pessoas nem conhecia. Infelizmente, entre a promulgação da lei e sua aplicação efetiva, foram muitos anos de reuniões, mobilizações, pressões, pois nunca foi fácil sua implementação. Nisto se passaram 5 gestores municipais, sempre com a cobrança por parte do Grupo. Nesta lei também já era prevista a Educação Ambiental, fundamental para um resultado concreto e duradouro.

Outras leis também foram amadurecidas dentro do Grupo, como a que prevê a proibição de apresentação de circos com animais e, frequentemente, a ONG é consultada a respeito de novas leis que digam respeito aos animais no município.

Desde então a missão do Grupo Fauna consiste na luta por uma sociedade ética, sustentável, livre, justa e solidária para todos os seres que compartilham conosco este Planeta. Atuando em frentes educativas (palestras em escolas e outros ambientes), mobilizatórias (manifestações públicas diversas em prol dos animais) e de controle social, ao reivindicarmos, propormos e incentivarmos políticas públicas e práticas sociais livres de violência contra animais humanos, não humanos e meio ambiente.

A todo o momento, milhares de vidas inocentes de todas as espécies são confinadas, torturadas, mortas e privadas de manifestar seu comportamento natural de espécie, para serem convertidas em comida, roupas, brinquedos, pets, veículos, competidores, artistas, instrumentos de ensino e/ou pesquisa, dentre tantas outras barbáries. A meta é informar, para que cada um possa tomar suas próprias decisões sobre essa triste realidade.

O Fauna, como pioneiro, abriu um caminho e criou uma atmosfera de respeito pela proteção animal no município de Ponta Grossa. Graças as ações do Grupo existem hoje, por exemplo, as castrações públicas, assumidas pela gestão municipal em 2013, após acordo judicial consequente a uma Ação Civil Pública do Ministério Público, após interferência do Grupo Fauna.

A ONG tem também um projeto próprio de castração facilitada para os voluntários do grupo e outros protetores, bem como é facilitador de outros procedimentos veterinários em clínicas parceiras. Além disto, viabiliza eventos de adoção isoladamente ou em parceria com outras ONGs e protetores.

O Fauna, somando-se aos esforços de protetores independentes, deu inicio ao GAR (Grupo de Auxílio aos Resgatinhos), organizado especificamente para o caso de uma acumuladora de felinos com mais de 380 gatos e, através dele, os animais são cuidados, castrados e recuperados, sendo então encaminhados a um novo lar.

O Grupo também é o parceiro da Pedigree em Ponta Grossa no projeto “Adotar é tudo de bom”. A ong de proteção animal é a mais antiga de Ponta Grossa em atividade, mas que se orgulha de manter sua vitalidade e juventude com suas atividades, mudando vidas de animais e de pessoas.

Lemas do Fauna: respeito a todas as formas de vida, adotar é tudo de bom e castrar é um ato de amor!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile