em

Grupo de vereadores quer implementar o IPTU Verde

Vereadores propõem IPTU verde em Ponta Grossa.

Em um momento em que tramita na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa projeto de lei protocolado pelo Poder Executivo que propõe corrigir a Planta Genérica de Valores (PGV) para lançamento do IPTU, o que deve aumentar o valor do imposto, um grupo de vereadores protocolou projeto de lei (355/21) que institui o IPTU Verde, com o propósito de estimular medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, proporcionando, em contrapartida, descontos no pagamento do IPTU e prioridade nos programas de regularização tributária e similares.

De autoria dos vereadores Josi do Coletivo (PSOL), Dr. Erick (DEM) e Geraldo Stocco (PSB), a proposta prevê que o benefício, caso aprovado, seja concedido aos proprietários de imóveis edificados de uso residencial que utilizarem sistema de captação de água da chuva; sistema de reuso de água; de aquecimento hidráulico solar; aquecimento elétrico solar; assim como construção com material sustentável; utilização de energia passiva; utilização de energia eólica; de telhados verdes e outras técnicas de construção sustentáveis ou que possuírem em frente de seus imóveis uma ou mais árvores, escolhidas entre os tipos adequados à arborização de vias públicas.

O benefício também será concedido para imóveis não edificados que mantenham o terreno sem a presença de espécies exóticas e realizem cultivo de espécies arbóreas nativas, em percentual mínimo de 30% da área total do imóvel; ou para imóveis edificados ou não que mantenham o plantio de hortas urbanas em percentual mínimo de 30% da área total do terreno. O PL prevê para que ter acesso ao benefício o contribuinte deverá estar em dia com suas obrigações tributárias. Caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente analisar os pedidos.

Na justificativa do projeto, os autores destacam que o IPTU Verde já foi implementado em diversos municípios do país e que constitui um importante instrumento para que o proprietário não apenas se abstenha de poluir, mas que busque implementar estratégias de energia renovável, tecnologias sustentáveis e materiais de construção conforme os padrões de qualidade ambiental.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.