em

Movimentação nas ruas faz prefeitura de Ponta Grossa endurecer fiscalização

Da Redação com assessoria da PMPG

Com grandes concentrações de pessoas nas principais áreas comerciais de Ponta Grossa e o descumprimento das regras por parte de alguns estabelecimentos comerciais, como registrados na sexta-feira ( 8) e no sábado (9), vésperas do Dia das Mães, a prefeitura de Ponta Grossa distribuiu  comunicado nesta tarde informando que intensificou a fiscalização e que, diante de reincidências, vai emitir notificações. Um estabelecimento foi fechado por sete dias. 

As ações de fiscalização se dão em estabelecimentos comerciais, academias de ginástica e diretamente com a população, "em atendimento aos últimos decretos municipais com determinações e restrições para enfrentamento à pandemia da covid-19". explica o comunicado emitido às 15h41 deste sábado.

As ações integradas de fiscalização envolvem a secretaria da Fazenda, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), secretaria de Esportes e Vigilância Sanitária.

O secretário da Fazenda Cláudio Grokoviski diz que, inicialmente, a fiscalização era de orientação, "mas o constante descumprimento das regras de alguns estabelecimentos comerciais e também por parte da população, estamos intensificando a atuação dos fiscais, que, em casos reincidentes, já irão emitir notificação".

Fechamento

A prefeitura Informou que desde o início de abril, quando a reabertura do comércio foi autorizada de forma escalonada, já foram realizadas mais de 10 mil abordagens e orientações pelas equipes: "Entretanto, com aumento no rigor das ações, na última semana foram emitidas 42 notificações e realizado um fechamento, após o contínuo descumprimento das determinações", diz o comunicado.

"Além do fechamento por sete dias, também há previsão de suspensão de alvará e aplicação de multa em caso de irregularidade. Não é de interesse do poder público punir os lojistas, mas precisamos que todos colaborem cumprindo as normas para que a abertura seja mantida, por isso percebemos a necessidade de aumentar o rigor na fiscalização”, explica Grokoviski.

Conforme o decreto 17.280, constatada aglomeração nos estabelecimentos, os fiscais estão autorizados a emitir notificação dando prazo de 24 horas para regularização, sob pena de fechamento do estabelecimento por sete dias.

Prefeito

O prefeito Marcelo Rangel diz que as equipes da prefeitura estão "revendo as medidas diariamente e todas as liberações, com diversas regras e restrições, foram realizadas com muita responsabilidade, visando garantir a retomada econômica desses segmentos, mas de forma segura".

Acrescenta que "para que possamos continuar avançando cada vez mais, é preciso que cada um faça sua parte: tanto o lojista e proprietário dos estabelecimentos atendendo as regras, como também a população, cumprindo o uso obrigatório das máscaras e mantendo o distanciamento e isolamento social".

Diz mais: "Vamos intensificar a fiscalização para que as determinações sejam cumpridas e não seja necessário regredirmos com a suspensão de atividades novamente”.

Além dos estabelecimentos comerciais, academias e galerias, a fiscalização também deverá verificar o cumprimento das regras e restrições em igrejas, templos e espaços de cultos, que tem autorização para reabertura a partir do dia 10 de maio.

Denúncias

As denúncias de irregularidade devem ser registradas no canal Prefeitura 156, EXCLUSIVAMENTE pela internet

http://www.prefeitura156.pr.gov.br/prefeitura156/homePublico.do?action=i…

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.