em

Governo autoriza nomeação de 47 professores para a UEPG

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, assinou nesta quinta-feira a autorização para nomeação de 263 professores para universidades estaduais. Desses, 47 são destinados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Segundo o governo do estado, são profissionais de diversas áreas acadêmicas aprovados em concursos públicos realizados em anos anteriores e que ainda não haviam sido chamados.

Além da UEPG, os professores nomeados irão para as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar). O sistema conta atualmente com oito mil professores, entre efetivos e colaboradores. Com as novas nomeações, a UEL também deve receber 69 professores e a Unioeste, 59. Para a UEM serão 55 profissionais, além de 21 para a Unespar e 12 para a Uenp.

O governador também assinou duas outras medidas consideradas importantes pelo setor: o recredenciamento de cinco universidades e a delegação para a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reconhecer, renovar e criar novos cursos de graduação, desde que não resulte em ônus para o Estado.

 

Iniciativa

Segundo o governo, desde 2014, essa é a primeira nomeação de professores para as universidades estaduais feita espontaneamente. De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, nos últimos anos as nomeações foram, todas, via judicial. No entanto, a medida coincide com a pauta de mobilização de professores por melhorias nas universidades e para os docentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.