em

Golpe envolvendo nome da Guarda Municipal faz vítimas em PG

Foto: Fábio Matavelli/Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu nesta semana denúncias sobre tentativa de aplicação de golpes envolvendo aplicativos de mensagens e menções à Guarda Municipal.

Segundo as informações repassadas, os criminosos entram em contato via telefone com estabelecimentos comerciais afirmando se tratar da Guarda Municipal e que teriam recebido reclamações do descumprimento de decretos relacionados às medidas de combate ao coronavírus.

Durante a conversa, o golpista solicita contato via aplicativo de mensagens para o suposto registro da conversa no sistema, incluindo um código enviado pelo app.

Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o procedimento não faz parte, em nenhuma situação, dos protocolos da Guarda. A logística empreendida pelos criminosos, segundo a secretária Tânia Sviercoski, tem como objetivo ativar o número da vítima em outro celular, o que pode acarretar na aplicação de golpes em familiares e amigos na sequência.

“Essa é uma prática que vem sendo implementada por diversos criminosos nas mais diversas variações e que consiste na ‘clonagem’ do aplicativo, que passa a ser usado para a solicitação de valores aos contatos”, explica Tânia.

A secretária ainda ressalta a importância de que os cidadãos não repassem nenhum tipo de informação a terceiros e que a Guarda Municipal não realiza qualquer tipo de fiscalização por meio de telefone. 

“Todas as ações da nossa Guarda referentes à fiscalização dos decretos relacionados ao coronavírus são feitas nos estabelecimentos, sem aviso prévio e com o acompanhamento das equipes da Secretaria da Fazenda do Município. Nenhum dos nossos agentes entra em contato para averiguar a situação previamente, tampouco solicita o número e código de Whatsapp ou qualquer outro aplicativo de mensagens”, completa.

Denúncias

Segundo a secretária, a orientação para a comunidade é que entre em contato com as forças de segurança e realize o registro da situação ao suspeitar da tentativa de aplicação de golpes envolvendo aplicativos de mensagens ou qualquer outra modalidade.

“A formalização das denúncias por meio dos canais das forças de segurança, incluindo o 153 da Guarda Municipal, e a realização de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil é essencial para que esses criminosos sejam identificados e presos. Neste sentido, a parceria com a comunidade é essencial para que tenhamos êxito e evitemos que outras pessoas sejam lesadas”, finaliza Tânia Sviercoski.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.