em

GM prende homem que dirigia veículo com placas clonadas

A Guarda Municipal de Ponta Grossa deteve um homem de 42 anos, no final da tarde de quarta-feira (27), conduzindo um automóvel com alerta de clonagem. De acordo com a GM, a equipe Romu Bravo foi acionada para averiguar a situação, identificada pela central de monitoramento, na rua General Carneiro, no Centro da cidade.

Os agentes fizeram a abordagem do veículo Ford Fiesta, cor prata, e realizaram busca pessoal junto ao motorista, com quem não foi encontrado nada de ilícito. Porém, a placa do veículo, de Colombo, não constava em cadastro. Ao consultar o chassi, a GM verificou se tratar de automóvel que correspondia a outra numeração de placa, o que permitiu identificar que o Fiesta possuía alerta de furto/roubo ocorrido em Curitiba, em 1º de setembro de 2018.

Indagado, o condutor demonstrou surpresa, e relatou ter comprado o veículo pela rede social. Acrescentou que não sabia que o veículo era roubado. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor, lidos seus direitos, e ele foi conduzido com o veículo para a delegacia de Polícia Civil.

O tenente Bruno Araújo Oliveira, do Pelotão de Trânsito do 1º BPM, explica que o cuidado precisa ser redobrado quando a negociação ocorre vias redes sociais. “A compra e venda pela internet deixa as pessoas mais vulneráveis a indivíduos mal intencionados. Há casos em que o criminoso faz uma duplicata de anúncio real, e contata o vendedor e o comprador, se passando por ambos. A vítima chega a passear com o carro que não é de quem está vendendo”, diz.

 

Três dicas essenciais:

O problema da clonagem de veículos sempre exigiu. Embora o padrão de placas Mercosul possa reduzir esses casos, seu uso ainda não é exigência. Por isso, para evitar ser vítima de golpe, Oliveira elenca algumas dicas de segurança na hora da compra e venda:

Consulte o Detran: na hora de fechar negócio, comprador e vendedor devem ir até a Ciretran mais próxima, comunicando a venda. É feita vistoria de placa, chassi, motor e pendências. Exige o pagamento de uma taxa, mas é garantia de regularidade.

Desconfie dos preços: preço abaixo de mercado é suspeita de mau negócio. Se tiver dúvida sobre um automóvel, amplie a verificação sobre a legalidade do procedimento de venda. Às vezes a carcaça do carro é legal, mas o motor é roubado.

Cheque na internet: O site do Detran e da Polícia Civil permitem consultar a situação de um veículo (se está envolvido em furto/roubo). É preciso ter número da placa e Renavam. O Ministério da Justiça também disponibiliza o app Sinesp Cidadão, pelo qual a consulta é feita pela placa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.