Menu
em

GM assume segurança no Aeroporto Sant’Anna

A partir desta semana, a Guarda Municipal (GM) será a responsável por garantir a segurança do Aeroporto Sant'Ana, em Ponta Grossa. A iniciativa só foi possível a partir de um convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e a Polícia Federal (PF). De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, a ação é inédita em todo o Brasil e ampliará as atribuições da GM no município.

O convênio foi assinado na manhã de segunda-feira (6) durante solenidade na sede da Prefeitura Municipal e contou com diversas autoridades, como o prefeito Marcelo Rangel; o secretário de Segurança Pública, Ary Lovato; o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima, entre outras.

De acordo com o superintendente do Aeroporto Sant'Ana, Victor Hugo de Oliveira, de modo geral, os aeroportos do Brasil são fiscalizados somente pela Polícia Federal.

"Mas hoje sabemos que a PF conta com um efetivo reduzido, o que não garantia a segurança do nosso aeroporto 24 horas por dia. Por isso, a Polícia Federal passou a incumbência de todo este poder à Guarda Municipal", explica.

Com a assinatura do convênio, os guardas municipais passarão por um treinamento e devem começar a atuar já nesta semana. "O poder repassado pela Polícia Federal nos deixa tranquilos em saber que a GM terá autonomia para garantir a segurança em áreas restritas do aeroporto e realizar todo o trabalho que antes era somente à PF", disse o superintendente.

Ações

Entre as ações, a Guarda Municipal irá realizar toda a fiscalização para impedir a entrada e saída de drogas, transporte de armas, entre outras coisas ilícitas. "Ela também poderá atuar dentro das aeronaves suspeitas e terá total autonomia para realizar as fiscalizações", garantiu Victor Hugo.

Sant'Ana

Um balanço divulgado no mês passado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional mostrou que, em março deste ano, foram realizados 1.558 pousos e decolagens, registrando alta de 250% quando comparado ao mês de março do ano passado.

Já embarques e desembarques totalizaram 4.374 passageiros, valor 139% maior que o número de deslocamentos de passageiros em 2018. Para o superintendente, os números reforçam a importância do serviço prestado, que fomenta toda a região dos Campos Gerais.

“Além disso, o aumento da movimentação mensal que o aeroporto vem registrando justifica os investimentos que são realizados, como os R$ 35 milhões anunciados em investimentos estruturais e que poderão angariar novos voos e a circulação de aeronaves maiores”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile