em

Gincana propõe criação do ‘Guiness Book’ de Ponta Grossa

Entre as 199 tarefas, uma delas é descobrir os recordes dentro dos limites da cidade

Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Prefeitura de Ponta Grossa está com inscrições abertas para a terceira edição da gincana cultural ‘Princesa em Festa’, realizada em comemoração aos 199 anos da cidade e que busca promover uma série de atividades sociais, criando uma onda de boas ações pelo município. Ao todo, são 199 tarefas destinadas ao envolvimento da população na demonstração de carinho pela cidade. Uma das tarefas, a de número 41, propõe criar uma espécie de Guiness Book de PG.

Guiness Book de Ponta Grossa

“Realizar uma pesquisa sobre os recordes de Ponta Grossa: Maior prédio; construção mais antiga; pessoa mais idosa; sobrenome com mais pessoas; maior fazenda; primeiro formado na UEPG; maior colégio; estabelecimento comercial aberto há mais tempo; primeira indústria”, exemplifica o texto. A proposta desse item é fomentar o turismo. Mas há intervenções destinadas a diversos outros segmentos.

“Sejamos nascidos ou tenhamos escolhido viver aqui, o que une muitos de nós é o amor pela Princesa dos Campos Gerais, que está a um ano de seus 200 anos de história. Então, a gincana é uma forma de homenagearmos a nossa cidade, com ações de generosidade pelo próximo e pelo lugar que moramos”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explica que a Princesa em Festa é uma gincana aberta a toda a população, que tem como objetivo demostrar o amor, gratidão e o espírito de fraternidade pela cidade, com ações caracterizadas como presentes. “A comunidade é convidada a executar estes presentes nos 30 dias que antecedem o aniversário de Ponta Grossa em ações nas categorias culturais, ambientais, esportivas e recreativas, de saúde, de cidadania e turísticas”, explica.

Como funciona

Os interessados podem se inscrever pelo site da Secretaria Municipal de Cultura – cultura.pontagrossa.pr.gov.br/princesa-em-festa, onde está disponível o regulamento com todos os detalhes da atividade. Nele, a população selecionará, por meio do formulário digital, um dos presentes disponíveis para oferecer à cidade, não havendo limite para o número de ações que podem ser desenvolvidas por cada participante. “Na terceira edição do Princesa em Festa, que neste ano celebra os 199 anos de Ponta Grossa, são 199 presentes disponíveis.

O secretário ressalta que podem participar grupos de alunos, professores, grupos desportivos, famílias, funcionários de empresas, pessoas anônimas ou ainda de forma individualmente. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto. O prazo para a realização das atividades vai até o dia 7 de setembro. Entre as opções de ‘presentes’ está o plantio de flores em uma praça pública; compor uma música para a Princesa dos Campos em estilo sertanejo raiz e divulgar em redes sociais, promover uma oficina gratuita de alimentação saudável; elaborar uma carta, escrita por várias pessoas, para ser aberta daqui 100 anos, entre outras.

A data final para o envio da comprovação da realização do presente pelo participante é 07 de setembro, por meio de um vídeo de até dois minutos, que será avaliado por comissão temática. No dia 15 de setembro, dia do aniversário de Ponta Grossa serão divulgados os vencedores em cada categoria. A premiação será composta de certificados a todos os participantes, troféu para os cinco melhores presentes e um bolo de aniversário para as cinco melhores equipes. “O objetivo é ser um prêmio simbólico; o principal é a participação da população e o resultado destas ações para a cidade”, explica o secretário. (com assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.