Menu
em

Gestores da Saúde aprovam Centro de Reabilitação para a Região

Foto: Divulgação

Secretários de Saúde e gestores do setor na região dos Campos Gerais aprovaram por unanimidade o projeto do Centro Especializado em Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência. A ideia foi apresentada na última semana pelo Observatório da Inclusão de Ponta Grossa durante reunião na cidade de Castro.

Com o aceite dos secretários, o próximo passo do Observatório é entrar com a proposta na Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “Nós fizemos uma reunião em dezembro em Curitiba, onde já ficou alinhado que, sendo aprovado na reunião dos secretários de saúde da região, eles [SESA] incluiriam [o projeto]”, antecipa o presidente do Observatório, Nelson Canabarro.

Caso os trâmites avancem dentro da normalidade, o CER dos Campos Gerais poderia começar a funcionar entre o final de 2023 e o início de 2024.

O Centro Especializado em Reabilitação consiste em um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, sendo referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência.

Atualmente, os CERs estão presentes em todos os estados brasileiros. No Paraná, a intenção seria a implantação de 22 centros. Entretanto, somente quatro saíram do papel.

Os repasses para a consolidação do projeto são de atribuição do Governo Federal. Nos Campos Gerais, o Observatório tem o planejamento junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mais especificamente com os hospitais Materno Infantil e Universitário Regional.

“A intenção é nos tornarmos referência no atendimento a pessoas com deficiência”, afirma Canabarro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile