em

Gerson Gusmão não é mais técnico do Operário Ferroviário

Foto: José Tramontin/OFEC

Terminou no início da madrugada desta quarta-feira (21) o trabalho mais longevo de um treinador no futebol brasileiro. O técnico Gerson Gusmão não permanece no Operário Ferroviário. Após amargar a segunda derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro – desta vez para o Cruzeiro, por 1 a 0, o treinador não resistiu à pressão por resultados. Nas últimas oito rodadas, o Fantasma só venceu uma vez e parou nos 22 pontos.

Gersinho chegou ao clube em março de 2016 e iniciou o trabalho de recuperação do Operário após a queda para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Antes havia trabalhado como auxiliar de Itamar Schulle na conquista inédita do Paranaense 2015.

Como treinador em Vila Oficinas, ele conquistou quatro taças: Taça FPF 2016, Série D 2017, Divisão de Acesso do Paranaense 2018 e Série C 2018.

Gersinho esteve à frente do Operário em 166 jogos oficiais. Neste período foram 85 vitórias, 44 empates e 37 derrotas. Com Gusmão, o Fantasma marcou 236 gols e sofreu 137. O aproveitamento no período foi de 60%.

Pressão

Apesar das conquistas em quatro anos e sete meses de trabalho, Gersinho era o principal alvo dos protestos da torcida alvinegra pelas más apresentações na Série B. Mesmo com elenco mais caro, o Operário faz campanha pior que a do ano passado no número de pontos.

Antes da pandemia já havia pressão sobre a comissão técnica. Em contrapartida, o presidente do grupo gestor, Álvaro Góes, sempre bancou a sequência de Gusmão. Em uma das coletivas de imprensa no início da temporada, Góes declarou que iria com Gersinho “até o fim”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.