em

Garimpo 1926 completa 1 ano em Ponta Grossa

Garimpo 1926 comemora aniversário neste sábado com programação especial. O casarão abre suas portas às 9h da manhã com feira gastronômica, de artesanato e de produtos orgânicos. Quem passar pelo espaço poderá apreciar churrasco americano, chopp artesanal e chocolates na praça de alimentação. A partir das 16h30 o músico Fabinho Ribeiro, da banda Blues na Estrada, anima o happy hour até as 20h.

É a sétima edição da Feira do Garimpo, que já se tornou referência na cidade. “Nossa missão é proporcionar um espaço de lazer para Ponta Grossa e região e fomentar a cultura local em um evento aberto a toda população e com entrada gratuita”, afirma Ana Caroline Machado, editora da Estúdio Texto.

As lojas de antiguidades, vinil, sebo, livraria Estúdio Texto e o Café do Garimpo também estarão à disposição do público que passar pelo local. Josiane Blonski, organizadora do evento, lembra que a feira contará com uma ampla variedade de produtos orgânicos, comercializados diretamente com os produtores atendidos pelo Laboratório de Mecanização Agrícola da UEPG.

Imóvel Tombado

O casarão, construído em 1926 pela Família Nadal, foi reformado dentro das normas do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) para abrigar antiquário, sebo de livros e vinis, loja de presentes e decorações vintage, um café e a sede da editora e livraria Estúdio Texto. Além disso, o pátio do local é utilizado para a realização de eventos culturais, ambientais e recreativos.

O casarão foi adaptado às necessidades do Garimpo, mantendo todas as características das fachadas e da volumetria da edificação, conforme o disposto no processo de tombamento do imóvel.

 Eventos movimentam o espaço cultural

Desde sua fundação, há um ano, o Garimpo 1926 e a Editora Estúdio Texto realizam eventos culturais no casarão. Feira do Vinil, Encontro de Retro Games e a Feira do Garimpo são alguns exemplos das ações promovidas pela casa.

“Garimpo 1926 chegou para ser a casa do escritor ponta-grossense, com livraria, café, boa música e um aconchegante espaço para produção e apresentação das obras literárias e científicas da região”, ressalta Ana Caroline Machado, editora da Estúdio Texto. No campo literário, vários livros já foram apresentados no Garimpo, como “Tropeirismo e geodiversidade nos Campos Gerais”, de Antonio Liccardo, “A melhor janela”, de Renata Regis Florisbelo, “A xícara”, coletânea de autores locais organizada pela Editora, “Carroções”, de Arnoldo Monteiro Bach e “Coice de mula”, de Mário Sérgio de Melo.

Alana Berti, presidente do Centro Cultural Professor Faris Michaele (CCPFM), comenta que a iniciativa de um espaço como esse é muito bem-vinda. “Há muito tempo Ponta Grossa precisava de um lugar que congregasse todas essas atividades, hoje desfrutamos de momentos muito agradáveis”, ressalta.

 

Serviço:

1 ANO DO CASARÃO

LOCAL: Garimpo 1926 | R. Quinze de Setembro, 931 – Uvaranas, Ponta Grossa

HORÁRIO: das 9h às 20h

Entrada gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.