em

Furtos em locais públicos crescem 26% na região

As estatísticas do primeiro trimestre deste ano da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) revelaram uma aparente queda nos índices de criminalidade no Paraná. No entanto, em uma das categorias a região de Ponta Grossa apresentou o maior crescimento, dentre todas as Áreas Integradas de Segurança Públicos (Aisp). Trata-se dos furtos em ambientes públicos, que teve aumento de 26,33% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Esse crime consiste na subtração de qualquer objeto pelo criminoso, sem que o proprietário tenha contato com o ladrão. Ou seja, sem ameaça ou violência. Muitas vezes, a vítima leva horas para perceber o fato, e a princípio nem tem certeza se foi vítima de furto ou perdeu o objeto.

O tenente Paulo Ramos, subcomandante da 1ª Cia do 1º BPM, explica que estão incluídos nesse item vários tipos de delitos, incluindo os ladrões de celular e batedores de carteiras. Os criminosos, muitas vezes, não agem sozinhos e se aproveitam de momentos de grande aglomeração de pessoas para praticar os furtos. Muitas vezes há várias pessoas agindo em conjunto. Enquanto um dos criminosos esbarra na vítima, outro subtrai o celular, por exemplo. Segundo ele, é muito comum que esses furtos ocorram dentro dos ônibus também. “Os criminosos cortam o fundo da bolsa com um instrumento afiado e retirar dinheiro ou celular”, exemplifica. “O crime é formado por um triângulo composto pelo criminoso, pela vítima e pela oportunidade. Trabalhamos para que a oportunidade não surja”, diz o policial.

 

Redução

Apesar do número elevado de furtos em ambientes públicos, a região teve queda mais significativa em itens como roubos (-12,33%), roubos de veículos (-36,47%), furtos em residências (-12,24%) e roubos a comércio (-25,6%). Em 14 dos 21 tipos de ocorrências, a região de Ponta Grossa viu redução nas estatísticas.

 

Câmeras ajudam a flagrar crimes

O relatório considera as ocorrências, separadas por tipo e por Aisp. Cada uma dessas áreas reúne uma série de municípios, totalizando 23 Aisps. Ponta Grossa está na 4ª Aisp, junto com outros 18 municípios. Além de essa área ter registrado aumento nos furtos em ambientes públicos, também houve crescimento (15,83%) nas ocorrências de uso e consumo de drogas. O diretor de tecnologia da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Carlos Henrique Salomon Pinto, considera que o aumento nos número pode não estar relacionado ao simples aumento da criminalidade, mas sim ao aumento no número de registros. “Temos 36 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, sendo sete delas somente no chamado quadrilátero histórico. São vários flagrantes do pequeno tráfico de drogas, violência doméstica e furtos”, destaca. Somente em 2017, a mil atendimentos de ocorrências, 60% delas proveniente de comunicados feitos a partir do videomonitoramento.

O ônibus lotado é espaço para ação de ladrões
(Foto: Fábio Matavelli)

 

Dicas para evitar os furtos

 

– Mulheres devem caminhar com a bolsa junto do corpo;

– O uso do fone de ouvido não é indicado na rua, pois tira a atenção do entorno;

– Não leve o celular no bolso de trás da calça;

– Objetos à mostra no banco do carro são um chamariz para o ladrão;

– Mantenha o veículo sempre com as portas travadas

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.