Menu
em

Fundada há menos de 10 anos, escola de PG necessita reformas urgentes

Foto: Arquivo DC

Problemas de engenharia, detectados após avaliação especializada, apontaram a necessidade de obras na Escola Municipal Djalma de Almeida César, localizada no Bairro Olarias, em PG. De acordo com a justificativa para o processo licitatório, as intervenções deverão solucionar problemas que podem apresentar riscos para alunos e funcionários em Ponta Grossa.

O edital de licitação – modalidade tomada de preços, no valor de R$ 856.722,83 – foi publicado em Diário Oficial do Município na última terça-feira (18), prevendo a contratação de empresa responsável pela execução da reforma na estrutura do prédio onde estudam cerca de 300 crianças.

Documento assinado por engenheiro civil da prefeitura, em agosto deste ano, apontou diversos riscos para a comunidade escolar. O material pode ser acessado no Portal da Transparência do Município.

Um dos problemas apontados são as vigas, que não estariam suportando o peso da estrutura, especialmente na área de entrada.

“Em razão das vergas atuais não estarem suportando o peso imposto pela estrutura, causando abaulamento das esquadrias e o seu mau funcionamento, como no caso das portas externas, as quais apresentam problema ao abrir e fechar. Além disso, com o abaulamento das janelas, é possível que os vidros da mesma explodam, trazendo riscos a integridade física dos funcionários e crianças da escola”, declarou o profissional.

Infiltração

O engenheiro informa ainda que parte da cobertura da escola também deverá ser substituída, devido a problemas de infiltração em lajes, paredes e piso da escola. Outros trabalhos incluem a retirada de tacos de madeira do piso que apresentaram danos causados pela umidade e alagamentos.

Prefeitura

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, ainda não há previsão de transferência dos alunos, pois o início das obras depende da finalização do processo licitatório. A abertura dos envelopes deverá ocorrer no dia 7 de novembro. As obras devem ser entregues em até 180 dias após o início dos trabalhos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, a progressão indefinida do abaulamento poderia produzir riscos aos ocupantes, mas ainda não se observa risco iminente.
Para tanto, foi proposta a adequação antes da materialização desses riscos.

Outra obra

Em março de 2018, a mesma escola recebeu a implantação de um sistema de drenagem de águas pluviais. O objetivo foi evitar os alagamentos que ocorreram após sua inauguração em 2014.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile