em

Funcionário é demitido por abusar de paciente na UPA Santa Paula

Colaborador foi afastado após abertura de sindicância e registro de boletim de ocorrência

Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa confirmou o desligamento* de um funcionário, suspeito de ter praticado abuso contra uma usuária da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Santa Paula. A situação foi registrada entre sábado (23) e segunda-feira (25).

À reportagem do portal DCmais, o relato obtido foi de que um colaborador teria se passado por médico ginecologista para realizar – de forma irregular – exames em uma paciente. O fato teria sido percebido ainda durante o procedimento. A assessoria de imprensa da gestão da UPA diz que a situação não foi exatamente essa, já que a unidade sequer conta com atendimento especializado em ginecologia. Mas diz que “houve uma conduta inapropriada por parte do profissional da enfermagem na hora do atendimento de triagem”.

Gestão da UPA Santa Paula

Como a gestão da UPA é terceirizada, e responsabilidade do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, foi o instituto que encaminhou nota com mais detalhes sobre o caso.

“O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, gestor da UPA Santa Paula, informa que desligou, na tarde de segunda-feira, 25/07, um colaborador que descumpriu o código de ética e princípios legais da organização. Desrespeitando as práticas assistenciais orientadas pelo ISAC, o referido profissional constrangeu uma usuária da unidade. Fato este que lamentamos publicamente e pedimos desculpas para a paciente e seus familiares”, informou.

O instituto reforçou que tais condutas são inaceitáveis nas unidades que gerencia e que, ao tomar conhecimento do ocorrido, instaurou imediatamente sindicância interna. A mesma, em caráter de urgência, apurou o fato e realizou o desligamento do profissional. “Também foi registrado um boletim de ocorrência sobre o caso. Em respeito a paciente, os detalhes serão mantidos em sigilo”.

O ISAC está reforçando as orientações à equipe para que as práticas assistenciais sejam humanizadas. Para isso, irá realizar novas campanhas de sensibilização, novas treinamentos sobre suas diretrizes de humanização, ética, integridade e atendimento seguro.

Prefeitura

O Município evitou dar detalhes, como forma de preservar a identidade dos envolvidos. “A Prefeitura de Ponta Grossa lamenta o ocorrido e informa que está ciente dos fatos, fazendo o acompanhamento do caso registrado”, informou, via assessoria de imprensa.

*CORREÇÃO: O texto anteriormente mencionava que o funcionário foi afastado. Na realidade, ele foi desligado, ou seja, demitido pela ISAC assim que verificados os fatos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.