Menu
em

Fumtur defende concessão privada para Vila Velha

O presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Edgar Hampf, manifestou o apoio da prefeitura de Ponta Grossa sobre a abertura da administração do Parque Estadual de Vila Velha para a iniciativa privada, por meio de concessão. A declaração foi feita durante reunião do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) com representantes de todas as regiões turísticas do Paraná no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (6).

“Queremos que o estado abra o processo de concessão para a iniciativa privada. Já existe projeto pronto e empresas que manifestaram interesse na gestão do parque. Queremos que o parque funcione, que seja melhor explorado, e sabemos que a dificuldade é grande para o poder público, também devido aos recursos serem limitados”, disse Hampf.

Ele aponta que, em 2017, o número total de visitantes foi de aproximadamente 75 mil visitantes, número considerado abaixo do esperado, considerado tudo aquilo que o espaço tem a oferecer. “Acreditamos que Vila Velha está subaproveitada e, como já foi feito estudo técnico apontando viabilidade sobre a concessão à iniciativa privada, agora estamos na fase de decisão política sobre o assunto, mas já nos manifestamos favoráveis a isso”, acrescentou.

 

No encontro, Hampf também discutiu com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, alternativas para o realinhamento das ações de integração turística regional, a exemplo do que já fez com o secretário João Barbiero e com o trade turístico. “Precisamos da integração como forma de ampliar a oferta turística, e fortalecer o parque hoteleiro e o setor de serviços turísticos, majoritariamente concentrado em PG”, lembrou Hampf.

 

Presenças

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, também anunciou que está reivindicando mais recursos do Fundo Nacional de Turismo para ampliar o financiamento de negócios na área do turismo. A governadora Cida Borghetti esteve no encontro para apresentar formalmente o novo presidente do Cepatur e Secretário do Estado de Esporte e Turismo, João Barbiero, e homenagear o ex-governador Paulo Pimentel que criou o Conselho há 50 anos.

Proposta foi defendida pelo presidente da Fumtur durante evento em Curitiba (Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile