em

Frio congela tanques de ônibus e atrasa trabalhadores

Foto: Ilustrativa/Arquivo DC

Se você ouvir alguém dizendo que se atrasou para chegar ao trabalho por causa do frio, pode não ser desculpa esfarrapada. Trabalhadores da região vivenciaram a situação na manhã desta quinta (29), quando Ponta Grossa registrou mínima de -4,3°C. Por conta da baixa temperatura, ônibus que transportam funcionários apresentaram congelamento do tanque de diesel.

Diante dos relatos, a reportagem entrou em contato com responsáveis de viações e eles confirmaram a informação. Um deles estava inclusive a caminho de socorrer um dos veículos da empresa. Não tem outro jeito. A solução é acionar carro reserva que esteja em boas condições e chamar o mecânico para realizar a troca dos filtros de combustível. “Para todos é a mesma coisa. Não tem o que fazer”, disse.

O diesel é instável em baixas temperaturas e fica mais pesado, pois forma cristais. A combustão pode não acontecer. Quando ela acontece ainda há outros problemas que podem aparecer: dificuldade de fluidez do diesel, entupimento de filtros, falhas de ignição e perda de potência do motor.

Diante da curiosidade, a reportagem entrou em contato com a Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte coletivo de Ponta Grossa. A empresa informou que faz uso de aditivo anticongelante, evitando que as falhas ocorram no transporte que carrega milhares de ponta-grossenses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.