em

Fraudes em comércio eletrônico crescem 100% em PG, diz Procon

O ano 2020 provocou uma queda significativa no número de protocolos abertos junto ao Procon de Ponta Grossa. As denúncias, que nos anos 2018 e 2019 giraram em torno de 10 mil, no ano de pandemia caíram para 6.222. Apesar disso, o número de denúncias envolvendo fraudes, irregularidades ou insatisfação em relação ao comércio eletrônico (vendas pela internet) cresceram 100%.

O levantamento foi feito pelo Procon de Ponta Grossa, a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais. Conforme detalhou o órgão, o número de protocolos acabou caindo em 35,5%, justamente em função do ano atípico para os atendimentos. “Devido à pandemia, as atividades foram suspensas. E, sem os atendimentos presenciais, não foi possível dar continuidade com abertura de processos para as reclamações não resolvidas”, informou o Procon.

“Houve um aumento de mais de 100% no número de fraudes relacionados a sites falsos – de produtos e na geração de boletos – e empréstimos e financiamentos não solicitados”.

Em dados gerais, de acordo com o órgão, a maioria das denúncias são de irregularidades no comércio ou na prestação de serviços. As reclamações de fornecedores locais cresceram em 2020, também devido a problemas gerados pela pandemia. Vans escolares, instituições de ensino e agências bancárias estão entre as que geraram a maioria das demandas.

Embora o Procon não tenha apresentado dados do último ano, o órgão informou que a resolução dos problemas a partir da mediação feita pelo órgão está , historicamente, em torno de 90%.

Atendimentos no Procon Ponta Grossa

ANO PROTOCOLOS
 2018 – 10.570
 2019 –  9.652
 2020 – 6.222

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.