em

Fogos de artifício ‘barulhentos’ podem ser proibidos em Ponta Grossa

Foto: Divulgação

Em breve, fogos de artifício que sejam “barulhentos” podem ser proibidos em Ponta Grossa.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (29) os vereadores da cidade aprovaram o Projeto de Lei 016/2021, da vereadora Josi do Coletivo (PSOL), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de “quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso”.

Essa foi a primeira discussão, mas como a aprovação foi unânime a tendência é de que ele seja aprovado também em segunda discussão e siga para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.

A intenção é que a proibição estenda-se a todo o município, desde recintos fechados até abertos, tanto como áreas públicas e locais privados.

Porque

Na justificativa, a vereadora do PSOL cita que a proibição de fogos de artifício “barulhentos” segue uma tendência nacional, motivada pelo bem-estar animal e também humano. “Em alguns casos os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Gatos sofrem alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada”, lembra o texto.

“Porém, não só os animais que sofrem com o uso indiscriminado de fogos de artifício com estampido. Também os idosos e os enfermos, em especial as pessoas acometidas do Transtorno do Espectro Autista, sofrem as consequências nefastas desta prática”, complementa a justificativa do PL, destacando ainda os perigos para quem faz o manuseio dos materiais.

Confira o PL que proíbe fogos de artifício “barulhentos” em Ponta Grossa através deste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.