Menu
em

Fiscalização realiza mais de 430 vistorias a estabelecimentos comerciais em PG

Nesta segunda-feira, equipe da PM fiscalizava estabelecimentos na Avenida Vicente Machado (Foto: Fábio Matavelli)

Depois de uma manhã de muita aglomeração nos terminais de ônibus do transporte coletivo em Ponta Grossa, o que se viu, de uma forma geral nesta segunda-feira (1°) chuvosa, primeiro dia útil em vigor das medidas de proteção contra a covid-19 determinadas em decreto do governo estadual, foram ruas com bem pouco movimento e boa parte do comércio fechado.

Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, desde o dia 25 até o domingo (28), foram realizadas 433 vistorias e orientações a estabelecimentos comerciais da cidade; houve duas notificações prévias e uma interdição. Os dados contemplam toda a ação realizada nestes dias pela força tarefa composta por agentes da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Alvará, PM e Corpo de Bombeiros. São cerca de 30 agentes do município envolvidos, mais o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Na tarde desta segunda-feira o dcmais e jornal Diário dos Campos encontrou equipes da Polícia Militar fazendo a orientação para que proprietários de estabelecimentos na Avenida Vicente Machado e Balduíno Taques que prestam serviços e atividades considerados não essenciais e que estavam em funcionamento fechassem suas portas, respeitando os decretos vigentes. No Calçadão da Coronel Cláudio, o movimento também era pouco.

Em Ponta Grossa, a prefeitura publicou no dia 25 decreto municipal endurecendo as medidas de combate à covid-19. Depois, na sexta-feira (26), um novo decreto foi publicado, levando em conta determinações publicadas pelo governo estadual e que passaram a vigorar à zero hora de sábado (27). Em PG, o descumprimento das medidas pode resultar em multa que varia de R$ 5.000 a R$ 10.000.

O decreto do Governo do Paraná, adotado pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela maioria das demais prefeituras do Estado prevê, entre outras medidas, a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades considerados não essenciais em todo o Estado e a ampliação na restrição de circulação das pessoas entre 20 horas e 5 horas. Também estão proibidas a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo nesse mesmo período.

Em PG, as medidas adotadas pelo Município incluem ainda suspensão do estacionamento regulamentado; proibição de entrada de mais de um membro por família e de crianças menores de 14 anos para fazer compras em supermercado; adoção do regime de teletrabalho aos empregados públicos municipais.

Estado

As forças policiais do Paraná fiscalizaram 1.333 estabelecimentos comerciais e realizaram 553 ações de dispersão de aglomeração entre a meia-noite de sábado (27) e as 7 horas desta segunda-feira (1º). Foram 138 prisões e 47 adolescentes apreendidos no primeiro final de semana de reforço na fiscalização das medidas de proteção contra a covid-19.

O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta que dois estabelecimentos foram interditados, 14 foram receberam sanções financeiras e 108 indivíduos receberam multas por diversas infrações, entre elas não usar a máscara de proteção. No total foram 919 denúncias – destas, 122 ocorrências confirmadas pelos policiais e incluídas no rol das fiscalizações de perigo de contágio. O trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras e guardas municipais.

Denúncias

As denúncias sobre situação de desrespeito às medidas estabelecidas nos decretos estadual e municipal podem ser feitas por meio dos telefones 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e via 156 online – pelo site da prefeitura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile