Menu
em

Filiada ao PSD, Simone Kaminski deixa prefeitura e pode disputar eleição

Simone Kaminiski

Simone Kaminiski (Foto: Arquivo DC)

O Diário Oficial de Ponta Grossa traz, na edição desta sexta-feira (25), a publicação de decreto de exoneração (20.084/22), a pedido, de Simone Kaminski Oliveira do cargo de secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, a partir da próxima terça-feira (29).

Com a exoneração, que atende à legislação eleitoral, é grande a chance que a ex-primeira dama, recém filiada ao PSD – partido do governador Ratinho Junior e da prefeita Elizabeth Schmidt -, dispute um cargo eletivo nas eleições deste ano: a tendência é que ela concorra a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.

Questionada pelo dcmais, a prefeitura informou que nos próximos dias será divulgado quem substituirá Simone no comando da secretaria.

O presidente municipal do PSD, Elizeu Chociai, confirmou à redação que a saída de Simone do governo municipal é para que ela atenda à legislação eleitoral. “Mas, ainda há uma dúvida entre ela ou o Marcelo Rangel [ex-prefeito de Ponta Grossa e marido de Simone]. Um dos dois vai se candidatar para Assembleia. O Marcelo deveria se filiar ao PSD nesta sexta, mas a filiação acabou ficando para a semana que vem. Os dois estarão filiados ao PSD e estarão elegíveis, e um deles disputará”, frisa.

Desincompatibilização

A saída de Simone Kaminksi do governo municipal atende à legislação eleitoral que determina prazo para que os interessados em disputar as eleições deixem as funções que ocupam. Conforme a legislação, ocupantes de uma série de cargos e funções – que vão desde funcionários públicos a militares e dirigentes de empresas que pretendam disputar uma vaga nas eleições gerais de 2022 devem estar atentos ao prazo de desincompatibilização, que é o ato pelo qual o pré-candidato se afasta do posto que exerce para se tornar elegível perante a Justiça Eleitoral. Esse afastamento, que pode ser temporário ou definitivo, a depender da função exercida, tem como objetivo evitar o abuso do poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e de recursos aos quais o servidor tem acesso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile