Menu
em

Filha de Paulo Leminski, Estrela fará show em Ponta Grossa

Apresentação da compositora integra exposição Múltiplo Leminski, em cartaz na cidade

Estrela e Téo se apresentam no auditório da UEPG / Foto: Divulgação

Estrela Ruiz Leminski não é só filha de Paulo Leminski. Ela é escritora, compositora, formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Vem se dedicando profissionalmente à cultura e à música há vários anos, lançando livros de poemas a partir de 2004 e discos a partir de 2006. Neste sábado (20), ela estará em Ponta Grossa, onde apresenta um pocket show, às 19 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Centro.

Mas, é claro que o sobrenome Leminski carrega uma responsabilidade única. Justamente por isso, sua apresentação em Ponta Grossa se integra à realização da exposição itinerante “Múltiplo Leminski”, em cartaz desde 3 de agosto, e aberta ao público até 5 de dezembro.

A compositora se apresenta junto de Téo Ruiz, músico, compositor e produtor atuante, com quem troca figurinhas desde 2006 e divide palcos. Ele é igualmente dedicado à música no campo acadêmico e na rotina prática.

Juntos, Estrela Leminski e Téo Ruiz apresentarão um repertório recheado de canções de autoria de Paulo Leminski e parceiros para o pocket show Leminskanções. O evento tem entrada gratuita e a ocupação dos lugares será por ordem de chegada, até o limite de 150 pessoas ou percentual permitido pelo decreto vigente.

Carreira de Paulo Leminski

A carreira de Leminski experimentou diversas linguagens artísticas, entre elas a música, na qual deixou um grande legado com cerca de 100 canções, todas catalogadas em um livro de partituras.

Segundo Estrela Leminski, a carreira de compositor de Paulo foi tão expressiva quanto a de escritor. Suas canções foram gravadas por ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Ângela Maria, Itamar Assumpção, Paulinho Boca de Cantor, entre outros. “Meu pai não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições, então tem muita gente que atribui canções dele como se fossem parcerias”, conta Estrela.

Professoras Thatiane e Larissa, na exposição Múltiplo Leminski, em cartaz em Ponta Grossa / Foto: José Aldinan

Visitação na ‘Múltiplo Leminski’

A professora de Estágio em Língua Portuguesa, Larissa Ribeiro, 36 anos, esteve no Museu Campos Gerais nesta terça-feira (16). Ela visitou a exposição Múltiplo Leminski, em companhia da amiga Thatiane Prochner, com quem viu de perto elementos importantes da história do poeta.

“Eu já conhecia a obra dele, mas não muito da biografia. É muito emocionante ver a máquina na qual ele escrevia, os livros que lia e imagens da família, com muitos artistas. Isso vai além do texto com o qual a gente se depara. Tudo isso ganha novos significados”, comentou Larissa, que leciona na UEPG e na Unicentro.

SERVIÇO

Pocket show Estrela Leminski e Téo Ruiz
 Data: 20/11
 Horário: 19h
 Local: UEPG Central – Auditório da Reitoria (Praça Santos Andrade)
 Ingressos: gratuito, até o limite de 150 pessoas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile