em

Festival de Yule: que evento é esse que ocorre em Ponta Grossa?

Proposta é aliar meditação ao momento de chegada do inverno

Um grupo de pessoas se reúne, neste sábado (2), em uma atividade diferente: o Festival de Yule de Ponta Grossa. A celebração, trazida da Europa, se refere a celebrações de povos antigos e ocorre aqui em período diferente do outro continente. Por comemorar o solstício de inverno, lá o festival ocorreria no final do ano, enquanto aqui no Brasil seria agora, entre final de junho e início de julho. O evento propõem meditação e reflexão sobre a natureza.

Festival de Yule

De acordo com o terapeuta de medicina chinesa e natural, Bruno Vinicius Batista Gonçalves, o evento remete ao Festival de Inverno dos celtas, evento que cedeu muitas tradições para o Natal, com a ascensão do cristianismo no mundo.

“Todas as tradições clássicas mais tradicionais tinham cerimônias para comemorar eventos da natureza, como a mudança da estação. A proposta era que o ser humano se alinhasse e se posicionasse melhor com a própria natureza. A cerimônia de Yule propõe um momento de introspecção, meditação, em um mundo no qual não temos tempo para nós mesmos. Trata-se de uma busca para encontrarmos a nós mesmos, e o inverno é ideal para isso”, diz.

O evento contará com a equipe de jogos medievais, vestidos a caráter no estilo celta. Eles já participaram de outro evento recente, no Castelo Florença. O encontro também prevê comércio de alimentos veganos, quentão, chás e hidromel, além de leitura de cartas (tarô) e momentos de meditação. A entrada custa R$ 20, mas quem trouxer agasalho para doação pagará R$ 10. Os agasalhos serão distribuídos mais tarde para pessoas em situação de rua. O encontro inicia às 17 horas e segue até as 22h, na Casa Florescer (Rua Anita Garibaldi, 409, Bairro Órfãs).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.