Menu
em

Festa vai marcar 142 anos da Casa do Divino em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Um evento comemora, na segunda-feira (4), os 142 anos da Casa do Divino, em Ponta Grossa. A celebração contará com celebração ecumênica e com a venda de salgados e doces. A festa irá contar com a entrega de declaração, pelo Compac, de Patrimônio Cultural Imaterial. O imóvel já é tomado, e agora o reconhecimento se estenderá aos festejos e celebrações realizadas no local.

Casa do Divino em Ponta Grossa

Fundada em 1882, a Casa do Divino está atrelada à narrativa de Dona Maria Selvarina Julio Xavier. Os relatos são de que essa moradora de Ponta Grossa vagou por meses sem memória. Parou para se banhar, e encontrou, em um olho d’água, a imagem do Divino Espírito Santo litografada num pedaço de madeira. Naquele mesmo instante, lembrou quem era e onde morava.

Dona Maria retornou para sua casa e, quando chegou, todos começaram a chorar e dizer que era um milagre. Pela graça recebida, Dona Maria se propôs a montar, dentro de sua casa, um altar para expor a imagem e agradecer todos os dias da sua vida esse grande milagre.

Desde então, a tradição é mantida, com o imóvel passando para familiares geração após geração, e a imagem sendo preservada, assim como as celebrações.

O imóvel

Referência no que se refere a religiosidade e tradição, o imóvel é tombado desde 2004 como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Município. Sua importância é reconhecida pelo Estado, assim como as atividades mantidas por uma mesma família há mais de um século.

As atividades acontecem no mesmo endereço desde 1882, e as novenas foram transferidas para a Catedral apenas em 2004, por quatro anos, devido a problemas na estrutura que obrigaram à interdição.

Atividades religiosas

Atualmente, a Casa do Divino também é moradia da família e local de peregrinação. De acordo com Lídia Hoffmann, que coordena as atividades, a Casa está aberta diariamente, das 13h30 às 17 horas. Aos sábados, abre somente com horário marcado. Realiza também novenas e cantorias toda segunda-feira, das 15h às 17 horas. Às terças tem oficina de música (canto e violão).

“As festas seguem ocorrendo, diante da Casa, graças à parceria com a Diocese de Ponta Grossa e a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura”, diz Lídia.

Reconhecimento

Na segunda-feira (4), está prevista missa às 15 horas, além da presença de representante do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). O Conselho irá entregar declaração de tombamento da devoção realizada na Casa do Divino, como patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa. Haverá venda de pastéis, bolo e refrigerante durante todo o dia, além de músicos se apresentando. A Casa do Divino está localizada na Rua Santos Dumont, 524 (próximo da Catedral) – Centro de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile