Menu
em

Federação suspende a Copa São Paulo e frustra o Operário

Foto: André Jonsson/OFEC

A Federação Paulista de Futebol (FPF) cancelou nesta quinta-feira (26) a Copa São Paulo de Futebol Junior – maior torneio das categorias de base do país. A decisão afeta diretamente o Operário Ferroviário, que contava com a segunda participação na competição nacional.

Esperançosa de que o evento aconteceria normalmente a partir de janeiro, a direção do Fantasma convocou a reapresentação dos garotos Sub-17 e Sub-19 no dia 18 de novembro. Os 30 atletas já haviam passado por exames médicos e estavam em treinamento quando receberam a notícia da suspensão do torneio.

Por conta da situação, com menos de dez dias depois da volta, o Operário dispensou todo o grupo da base e a comissão técnica. “Priorizando a segurança de atletas, membros da comissão técnica e funcionários neste momento de pandemia da covid-19, [o Operário] suspende, a partir desta sexta-feira (27), os treinamentos e demais atividades presenciais das categorias de base. A diretoria do Grupo Gestor e os responsáveis pela base realizarão novo planejamento”, informa a nota do clube.

Diante da circunstância, os jovens atletas vão retornar às atividades remotas, como realizadas no período de 17 de março a 17 de novembro.

Cancelamento

A Copa São Paulo de Futebol Junior é realizada pela Federação Paulista desde 1969. Atualmente, o evento reúne 128 clubes de todo o Brasil. São 255 jogos em 24 dias. Tradicionalmente, a competição começa em 2 de janeiro e termina no dia 25 do mesmo mês – aniversário da cidade de São Paulo.

Em 2021, a Copinha teria 31 cidades-sede e reuniria aproximadamente 3,8 mil jogadores. “É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia da covid-19. A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir a segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos”, expõe a Federação no comunicado.

A nota assinada pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, também anuncia que atletas que ‘estourariam’ a idade limite em 2021 vão poder disputar a próxima edição do evento como forma de oportunizar a participação no torneio nacional.

“A FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio”, encerra e confirma a Federação Paulista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile