em

Fé e tradição se mesclam na procissão de Sant’Ana

Neste dia 26, Ponta Grossa celebra o dia de sua padroeira, Senhora Sant’Ana. Centenas de fiéis são aguardados no ápice do evento, que consiste na procissão que sai da igreja do Rosário por volta das 10 horas e percorre o Centro até a catedral, onde acontece a missa solene, presidida pelo bispo Dom Sérgio Arthur Braschi. A fé se une à tradição, antes mesmo do dia da celebração.

Na tarde de quinta-feira (25), Armando Ramos Monteiro Junior, conhecido como Armandinho, organizava e decorava a santa, a ser conduzida pelos fiéis durante o percurso de oração. Segundo ele, a prática se repete há cerca de 30 anos.

“Antigamente, esse trabalho era feito pela dona Paula e dona Mênfis. Dona Mênfis faz flores de tecido para vestidos e chapéus, e dona Paula me chamou para ajudar. Quando elas não puderam mais fazer a decoração, eu assumi a tarefa, e passei a usar as flores naturais, que exigem a montagem na tarde do dia anterior da procissão”, comenta, observando que a santa deve passar por novo processo de restauro logo após o evento.

Também foi Armandinho quem fez o último restauro da santa que está dentro da catedral. A imagem ficou em seu atelier por cerca de três meses, já que os cupins haviam devorado as mãos da santa. Já a imagem que será conduzida na procissão, ganhou outra novidade: um andor com rodas só para ela.

 

O andor

Nas últimas edições, o andor com rodas era emprestado. Dessa vez, o carrinho foi feito exclusivamente para ela. Trabalho de Ambrósio Bereza, que por anos fez o carro alegórico da escola de samba Gralha Azul, e agora fez o carro para transportar a santa. “Tudo graças a doações de um grupo de amigos. O andor tem também uma corda de 30 metros, que permite a um número maior de pessoas ajudar a puxar o andor. Antigamente, só quatro pessoa ajudavam, e muitos pagadores de promessas ficavam de lado”, recorda Bereza. A o meio-dia desta sexta-feira, após a missa, também haverá um almoço de confraternização para 400 pessoas no salão paroquial da catedral. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.