A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) revelou que repassou R$ 20.685.577,56 para entidades privadas socioassistenciais ao longo de 2022. Para o primeiro semestre de 2023, o valor previsto para repasse está em R$ 10.358.083,56 para 30 instituições que assinam o Termo de Colaboração com a FASPG.
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As entidades que recebem os recursos municipais prestam serviços como: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência, Centro Dia para idosos e pessoas com deficiência e Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, famílias, pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de rua.
Reunião técnica
O Departamento de Gestão do SUAS realizou nesta semana a primeira reunião técnica de 2023 com as entidades privadas com Termos de Colaboração com a Fundação de Assistência Social. A presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, explica que a reunião faz parte do monitoramento da rede socioassistencial do município. “Acompanhamos regularmente as instituições através de relatórios mensais, visitas institucionais e reuniões com os responsáveis técnicos dos serviços, com o objetivo de repassar informações, orientações, trocar experiências e avaliar os serviços ofertados”, afirma a presidente.
A prefeita Elizabeth Schmidt considera o repasse de recursos uma forma de reconhecimento ao trabalho sério e importantíssimo que as entidades desenvolvem na cidade. “A cooperação do poder público com as entidades é fundamental para garantir assistência às pessoas que mais precisam”, completa.
Novidades para 2023
Na primeira reunião do ano, foi apresentado o novo modelo de relatório de atendimento, documento que todas as instituições recebem recursos da FASPG precisam entregar mensalmente, com o cadastro das pessoas atendidas e informações sobre os serviços prestados para a população. Segundo a diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Sandra Regina Wichert Cisco, nos anos anteriores, o documento era em formato de planilha do Excell. “Para 2023 elaboramos um modelo mais fácil e intuitivo, e que poderá ser utilizado como instrumento de trabalho no dia-a-dia, favorecendo o preenchimento pela equipe técnica e a coleta de dados para análise pela gestão”, detalha Sandra.
Outra novidade apresentada para os técnicos das entidades foi o “MyMaps”, que é um mapa personalizado, elaborado pelo DGSUAS utilizando um serviço gratuito do Google Maps. O mapa tem como objetivo facilitar para a população a localização da unidade de CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e de CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social no seu território. “Até então, a territorialização se dava apenas por nome de bairros/vilas, não dando informações tão precisas, o que dificultava a chegada dos usuários até a unidade de atendimento. Com o mapa personalizado, o usuário poderá digitar o nome da sua rua e número da sua residência e o serviço informará qual é o CRAS ou CREAS de referência daquele endereço”, explica a diretora do departamento.
Para os técnicos das entidades, o mapa agilizará os encaminhamentos dos usuários para as unidades, já que o trabalho das instituições deve ser sempre articulado com os CRAS e CREAS.
Links de acesso:
CRAS: https://bit.ly/CRASPG
CREAS: https://bit.ly/CREASPG