em

Farmacêutica de PG é autora de trabalho de relevância nacional em saúde

Alícia Krüger (terceira da esquerda para a direita), junto a membros do CFF. Foto: divulgação.

A farmacêutica clínica e sanitarista ponta-grossense Alícia Krüger integra a equipe de autores de duas obras com relevância nacional para a saúde. São os Guias de Atuação do Farmacêutico na Profilaxia Pré e Pós Exposição ao Risco de Infecção pelo HIV (PrEP e PEP). Os guias foram lançados pelo Conselho Federal de Farmácia no dia 19 de dezembro.

Leia também: Alarme de empresa é acionado e polícia prende homem em flagrante em PG

“Quero registrar algo que é histórico: a primeira vez que o farmacêutico e a farmacêutica prescreveram um medicamento tarjado, que primeiro começou para profissionais do sexo, travestis, mulheres e homens transexuais, para homens gays  e para muitos que são considerados a escória da sociedade”. disse Alícia, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+ e outras Populações Vulneráveis do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A fala de Alícia e o lançamento dos documentos aconteceu durante a 538ª reunião plenária do CFF, com a presença e participação da analista de políticas sociais do Ministério da Saúde (MS), Tatianna Alencar, representando o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, marcando a parceria em prol da melhoria do acesso por parte dessas populações aos medicamentos oferecidos pelo SUS.

PrEP e PEP são medicações tomadas por pessoas que estão sob risco prévio ou posterior de se infectar pelo vírus HIV. Ambas as profilaxias também são ofertadas pelo SUS. Além da atuação no CFF, Alícia atua como assessora de políticas de inclusão, diversidade e equidade em saúde no Ministério da Saúde. Os guias completos podem ser acessados no site do CFF

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.