Menu
em

Família teme perder casa em enxurradas

Foto: Arquivo Pessoal

Dormir com tranquilidade em dias chuvosos é um desafio para a família Martins. Não é raro Aclodovil, de 77 anos, acordar durante a madrugada para tirar o carro da garagem e evitar prejuízo maior. O terreno e a casa que ficam na Rua Curitiba, no bairro Olarias, em Ponta Grossa, são frequentemente invadidos pela água. Qualquer chuva mais intensa forma enxurradas na região e elas desembocam na residência.

Além de Aclodovil, moram ali a esposa Apolônia, também de 77 anos de idade, e a filha Caroline, de 40. De origem humilde, eles são ajudados pela irmã de Apolônia, Jacqueline Trauchinski. Foi ela quem entrou em contato com a reportagem para relatar o drama.

“Eles não aguentam mais essa situação sempre que chove um pouco mais forte. Eles não têm sossego, não dormem direito”, expõe Jacqueline. “Já tiveram prejuízos com o muro que caiu quando a enxurrada foi muito forte e também com móveis”, relembra. Protocolos foram registrados na Prefeitura em diferentes oportunidades.

Segundo a família, os problemas relacionados à inundação vêm de décadas. Às vezes melhora, às vezes piora, mas persiste desde que moram ali: há 40 anos. No último final de semana, com a chuva intensa, não foi diferente. Pequenas ‘cachoeiras’ se formaram nos arredores e a água inundou o terreno. A família instalou porta de contenção para que móveis e eletrodomésticos não sofram danos.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil estiveram no local nesta segunda-feira (21) para avaliar a situação. “Durante vistoria foi constatado o entupimento das galerias de águas pluviais nas proximidades do terreno. Diante disso, já foi incluído o serviço de desobstrução no cronograma das equipes, que devem realizar os serviços necessários no decorrer desta semana”, informa a administração pública.

“Houve um monte de despesas em todo esse tempo. Fora o prejuízo psicológico. Não há tranquilidade. A gente tem medo que a água danifique a estrutura e a casa caia”, finaliza Jacqueline.

Simepar registra quase 50mm de chuva na região

Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostram que a região dos Campos Gerais acumulou quase 50mm de chuva no início do final de semana. Registrou-se essa quantidade entre o início de sexta-feira e o final de sábado.

Nesta segunda, a precipitação teve menos intensidade e atuou de forma mais pontual. A previsão do instituto é que Ponta Grossa não registre chuva nesta terça-feira (22). As temperaturas variam entre 12°C e 20°C. O sol deve aparecer pouco ao longo do dia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile