Menu
em

Falta de médicos reduz doações de sangue em Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

Devido à pandemia, o estoque de sangue no Hemepar reduziu pela metade. Além da queda do número de doadores, outro motivo está ligado ao afastamento de profissionais médicos concursados que precisam estar presentes nas unidades para dar suporte em casos de intercorrência. Em Ponta Grossa, o Hemonúcleo contava com três médicos, mas um precisou se ausentar por motivos de saúde no ano passado.

“Um dos médicos está atuando em teletrabalho enquanto que outra médica que temos aqui precisará entrar em férias. Com isso, as ofertas de doações acabam ficando reduzidas. Por segurança, o médico precisa estar presente na unidade caso ocorra algum imprevisto e precise dar suporte ao doador. Sem médicos, não podemos ter doadores de sangue”, explicou Danielle Chiarello Oberg da Cruz, responsável pelo técnico administrativo do Hemepar Ponta Grossa.

Segunda ela, por conta da falta de profissionais, os atendimentos do Hemonúcleo ficam restritos somente no período da manhã e início da tarde, das 8 às 13 horas. “Se estivéssemos com a equipe completa, os atendimentos seriam das 8 às 16h30”, destacou.

Estoque

Segundo o Hemepar, as doações de sangue em Ponta Grossa caíram cerca de 20% em 2020 se comparado ao ano de 2019, antes da pandemia. O número de doadores diários caiu de 90 para 50 desde o início da pandemia. “Para um ideal, nós teríamos um número de 60 bolsas por dia. No entanto, esse número caiu pela metade. Tem dias que temos apenas 30 bolsas de sangue em estoque”, apontou Danielle.

Apesar da queda, o estoque se mantém para o abastecimento dos hospitais da cidade. “Não estamos com a falta de sangue, mas quando é necessário precisamos recorrer à Rede de Hemonúcleo para fornecer alguns tipos que são precisos. Mas não é algo recorrente”, destacou a responsável.

Ainda para manter o estoque em dia, o Hemepar tem realizado parcerias junto ao Exército. “Com a parceria nós estamos conseguindo suprir a demanda. Normalmente nós contamos com a doação de 20 militares que são acompanhados pelo próprio médico do Exército

Agendamentos

Por conta da pandemia, as doações de sangue precisam ser agendadas através do endereço www.saude.pr.gov.br/doacao. Em caso de desistência, os doadores podem informar diretamente pelo site ou pelo telefone (42) 3223-1616. Atualmente, o Hemepar necessita de sangue do tipo A negativo e O negativo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile