em

Exigência de edital pode barrar contratação de guardas em PG

Foto: Arquivo DC

A exigência de um edital da prefeitura de Ponta Grossa pode barrar a contratação de novos guardas civis municipais (GCM) em PG. Isso porque o concurso 003/2022, que entre diversos cargos conta com vagas para a GCM, está pedindo a entrega de um exame toxicológico que atualmente não é feito por nenhum laboratório da cidade. O fato foi relatado por leitores à reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais, que entrou em contato com cinco redes de laboratórios de PG e confirmou a falta de disponibilidade do teste.

A solicitação dos candidatos é ou que o prazo para a entrega do exame seja estendido ou que ele seja simplificado da forma que atualmente é oferecido na cidade.

Isso porque os concursados, que tiveram os seus nomes divulgados nesta semana (confira neste link), têm apenas até o dia 31 de julho para entregar os exames à prefeitura. E como há 705 pessoas na lista, e o exame, ainda não disponível em Ponta Grossa, leva cerca de 15 dias para ficar pronto, a exigência tem gerado dor de cabeça aos candidatos.

O exame

Esta etapa do concurso convocou os candidatos à guarda de PG para o Exame de Higidez Física, composto por exames de imagem, avalições médicas e testes laboratoriais. Entre eles, está o toxicológico clínico, que por meio de amostras de queratina, deverá apresentar negatividade para:

  • Anfetaminas [anfetamina, metanfetamina, efedrina, ecstasy (MDMA, MDEA, MDA), metadona];
  • Opiáceos (morfina, codeína, dihidrocodeína);
  • Barbiturados (fenobarbital, amobarbital, pentobarbital, butabarbital, secobarbital);
  • Canabinoides (maconha);
  • Benzodiazepínicos (flurazepan, oxazepan etc);
  • Cocaína (metabólitos);
  • e Antidepressivos lucídicos.

Prefeitura

O DC questionou a Prefeitura se existe possibilidade de alteração no edital, seja no prazo para a apresentação dos exames ou mudança nos requisitos do exame toxicológico. A redação irá incluir a resposta assim que for encaminhada à reportagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.