em

Exército incentiva alistamento militar de jovens

O Exército Brasileiro tem buscado incentivar cada vez mais o alistamento militar de jovens. Além das campanhas, as Juntas de Serviço Militar têm intensificado trabalhos de orientação para despertar o interesse dos adolescentes em servir à Pátria. Na semana em que se comemora o Dia do Exército – 19 de abril – o 13° Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realiza uma exposição de carros de combate no Parque Ambiental de Ponta Grossa.

De acordo com o subtenente Julio Cesar de Brito Flores, além de mostrar um pouco do trabalho realizado pelo Exército, a população que visitar a exposição poderá receber orientações dos próprios militares sobre as formas de alistamento. "Vemos que existe grande procura da sociedade para saber como as são as formas de ingresso e acesso ao Exército", aponta.

O subtenente Flores comente que, anualmente, cerca de cinco mil jovens se alistam em Ponta Grossa. Deste número, 500 são selecionados e incorporados todos os anos. "Todos passam por uma seleção física, psicológica, entre outras fases para fazer parte do Exército. Nós notamos que ano após ano aumenta cada vez mais o número de voluntários que demonstram interesse nos alistamentos", lembrou

Durante a exposição, cartilhas ilustrativas estão sendo entregues à população lembrando o trabalho dos militares. "A nossa intenção é mostrar o patriotismo, pois vemos que a sociedade está carente disso. O exército tem um papel fundamental junto à população e vemos que a sociedade tem aprovado bastante a instituição", destacou o subtenente.

Exposição

A exposição dos carros de combate começou na tarde da última terça-feira (17) e seguirá até quinta (19), às 18 horas, no Parque Ambiental. A entrada é gratuita e os visitantes poderão conferir os materiais expostos que compõem a 5ª Brigada do Exército, como equipamentos, carros sobre lagartas e sobre rodas, além de viaturas empregadas no dia a dia.

Alistamento

Os jovens que completam 18 anos em 2018 podem realizar o alistamento militar até 30 de junho. É possível cumprir com a obrigação pelo endereço <https://www.alistamento.eb.mil.br/> ou diretamente nas Juntas de Serviço Militar mais próximas.

Para se alistar no site, é necessário informar apenas o número do CPF. Caso o jovem não possua o documento, deve levar à junta militar a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade ou a carteira de trabalho.

Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar e poderá verificar, por meio do portal, se continuará na seleção para uma das Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica, ou se foi dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens participam do processo no Brasil e 100 mil são convocados e incorporados às Forças.

Visitantes podem conferir a exposição até esta quinta-feira (19). (José Aldinan)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.