em

Exército apreende mais de 12 mil explosivos em 2016

O Exército Brasileiro apreendeu, em todo o ano passado, mais de 12,8 mil explosivos durante fiscalizações no Paraná e em Santa Catarina. Além dos explosivos, também foram retirados de circulação 26 mil metros de cordel, 23 estopins, 87 retardos, 253 armas, 63 mil munições, 30 lunetas, 3,7 mil estojos e seis mil quilos de nitrato de amônia. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, pela 5ª Região Militar, com sede em Curitiba. De acordo com o órgão, no decorrer de 2016 aconteceram fiscalizações em Ponta Grossa, mas não há estatística por cidade.

O Exército realizou fiscalizações no comércio de armas e munições – que são produtos controlados, em pedreiras e clubes de tiro. Também vistoriou empresas, sendo 65 delas autuadas por irregularidades administrativas. Em uma delas o proprietário foi preso em flagrante pela Polícia Militar por posse ilegal de arma e uma outra loja foi fechada na capital paranaense por estar cometendo irregularidades administrativas.

A classificação de um produto como “controlado pelo Exército” tem por premissa básica a existência de poder de destruição ou outra propriedade de risco. É também necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade e do País.

Exército também realizou fiscalizações em Ponta Grossa / Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.