em

Exame de faixa reúne mestres das artes marciais em PG

Foto: José Aldinan

Ponta Grossa reuniu na última semana alguns dos principais mestres das artes marciais em um único evento. Promovido pela Academia Guerra, o encontro teve como objetivo a graduação de atletas locais.

Estiveram presentes os Mestres de Ponta Grossa, Maurício Guerra (5° Dan – Taekwondo), Jefferson Machado (6° Dan – Taekwondo) e Paulão Zenidim Bueno (MMA), assim como o Grão Mestre Romildo José Lopes (9° Dan de Taekwondo e de Hapkido) considerado o maior do Paraná.

O evento em PG também contaria com o técnico olímpico de Taekwondo, Grão Mestre Fernando Madureira (7° Dan), e com o presidente da Federação Paranaense da modalidade, Mestre Ricardo Zimmer (6° Dan). Entretanto, eles sofreram contratempo no caminho entre Londrina e Ponta Grossa, ficando de fora da graduação.

Ao todo, 20 atletas passaram pelo exame de faixa na Academia Guerra. Entre eles, Thales Samways Gaertner Moro, que se tornou 1° Dan de faixa preta na modalidade.

Foto: José Aldinan

“Ele [Thales] treina comigo há cinco anos”, cita o Mestre Maurício Guerra, que fez parte da ‘banca’. A avaliação dos lutadores para graduação de faixa é semelhante a uma prova escolar. Não é escrita, mas o que o aluno aprendeu na aula precisa executar no exame. Os avaliados apresentaram chutes, quedas no tatame, técnicas de quebramento, técnicas de defesa pessoal, além de fórmulas de ataque e defesa. Todos os comandos são em coreano.

“O Taekwondo precisa ser incentivado mais, pois sempre tivemos ótimos atletas na cidade e, por falta de apoio, a maioria acabou não seguindo carreira. Aqueles que seguiram até obtiveram resultados expressivos no estado e no país, mas depois não permaneceram no esporte por falta de apoio moral e financeiro”, expõe Guerra, que faz comparativo com outros municípios do Paraná.

Foto: José Aldinan

“Enquanto cidades como Londrina, Cascavel, Foz e Maringá, e até cidades pequenas como Saudade do Iguaçu, mandam atletas para fora do pais em competições, nós não conseguimos. Precisamos mudar isso em nossa cidade até mesmo por motivo de orgulho de Ponta Grossa”, conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.