em

Ex-rainha da Münchenfest é destaque nacional de fisiculturismo

Ana Carolini Afani foi selecionada em etapa regional e agora irá para fase nacional, em São Paulo

Foto de Ana Carolini Afani

Ana Carolini Afani, 27 anos, já havia chamado a atenção em 2016, quando foi eleita Rainha da Münchenfest, tradicional festa do chope escuro realizada em Ponta Grossa. À época, sua beleza física foi um dos critérios que garantiram a ela a faixa, assim como o título de Princesa da Efapi, também evento tradicional no município. Agora, ela deve levar o nome da cidade para evento nacional, mas com critérios de avaliação um pouco diferentes. Carolini se concentra no fisiculturismo.

Da Münchenfest para o fisiculturismo

Ela vem se dedicando à atividade nos últimos seis anos e, a partir de 2020, começou a se preparar para a competição Musclecontest Internacional, na categoria Bikini. O evento aconteceu em Curitiba, no último dia 2 de julho, e o resultado foi uma boa surpresa para Carolini. “Eu ganhei em três categorias e no overall, o que me classificou para o Mr Olympia Amateur, competição nacional”, revela. A avaliação considera condicionamento físico, características de pele e musculatura, e beleza.

Para obter a classificação, Carolini precisou fazer uma mudança no próprio estilo de vida. Teve que abdicar da vida social para dar conta de se preparar como atleta, e ainda dar continuidade ao 3º ano do curso de Nutrição, no qual é acadêmica.

Agora ela deve ir a São Paulo e participar do evento nacional, entre os dias 23 e 25 de setembro. A competição é considerada a maior do Brasil no segmento de fisiculturismo e conta com a organização da Federação dos Estados Unidos.

Segundo ela, é alta a expectativa em relação ao resultado dessa nova fase da competição. O julgamento na etapa regional apontou que ela tem perfil para ir longe nas competições, e que seu porte físico é similar ao de uma atleta profissional. Se vencer na etapa nacional, ela também já será considerada oficialmente atleta profissional.

Busca de patrocínio

A preparação já iniciou, e Carolini Afani também está correndo atrás de patrocínio. “Estou querendo fazer uma rifa para conseguir recursos para a viagem. Precisarei chegar a São Paulo uns dias antes, então será preciso pagar os custos de inscrição, hospedagem e transporte”, diz.

Entenda as categorias do fisiculturismo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.