Menu
em

Ex-presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, Tadeu Marino Loyola Costa, morre vítima de covid-19

Em nota divulgada nesta quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). desembargador Tito Campos de Paula, lamenta o falecimento do ex-presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, na noite desta quarta-feira (10), aos 82 anos, por complicações decorrentes da covid-19.

O velório aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) na sede do Tribunal de Justiça (Pç. Nossa Senhora de Salette – Centro Cívico), em Curitiba, e o sepultamento às 13 horas no Cemitério Municipal (Praça Padre João Sotto Maior – São Francisco).

Eleições pioneiras

Costa foi vice-presidente e corregedor do TRE-PR em 1999 e presidente em 2000. “Na sua gestão, foi realizada a primeira eleição totalmente informatizada no Paraná. Para promover a votação eletrônica, o magistrado conduziu um projeto pioneiro. Carros da Justiça Eleitoral percorreram durante três meses os municípios do interior do Estado para demonstrar à população o funcionamento das urnas eletrônicas, que podiam ser testadas no local”, destaca a nota.

Carreira

O magistrado, filho de Ary Rolin Costa e Marina Loyola Costa, nasceu no dia 27 de novembro de 1938, em Curitiba (PR).

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1963. Ingressou na magistratura em junho de 1964, como juiz substituto da comarca de Jacarezinho, tendo assumido, também, as comarcas de Andirá, Cambará, Siqueira Campos, Carlópolis, Ribeirão Claro, Foz do Iguaçu, Cascavel, Lapa, Rio Negro, Paranaguá, Morretes e Antonina. Em 1965, foi promovido a juiz de direito e exerceu suas funções em Piraí do Sul.

Foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, tomando posse no dia 5 de fevereiro de 1986, onde permaneceu por sete anos. Em 27 de agosto de 1993, assumiu o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Foi eleito corregedor no biênio 2001 a 2002.  Em 10 de dezembro de 2004 tornou-se presidente do Tribunal de Justiça, durante o biênio 2005/2006, ocasião em que assumiu o Governo do Paraná, de 03 a 10 de julho de 2006, em substituição ao Governador Roberto Requião. A gestão, como presidente do TJPR, marcou a fusão dos tribunais de alçada com o de Justiça. Foi o 44º presidente do TRE-PR no biênio 2000/01. Recebeu, em 2005, o Título de Cidadão Benemérito do Paraná. Aposentou-se, a pedido, no dia 1º de outubro de 2008.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile