Menu
em

Evento do IFPR pleiteia construção de campus

Evento contou com a presença de autoridades políticas, estudantes e a comunidade; Foto: José Aldinan

Um evento realizado na manhã de ontem pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) reuniu diversas autoridades políticas na sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa. O objetivo foi apresentar o Centro de Referência do IFPR para à comunidade, após o início das aulas presenciais do Curso Técnico de Informática e pleitear a construção do campus em terreno doado pela prefeitura em 2019, mesma área onde será construído o Parque Ecotecnológico, com outras empresas e instituições de ensino superior.

“Foi um evento político para mostrar que o IFPR já existe e está dando resultados em Ponta Grossa. Estamos na cidade desde agosto de 2021 para ofertar cursos de nível médio. Começamos com o sistema remoto no ano passado e, desde o dia 4 de abril, voltamos com as aulas no formato presencial em salas de aula e laboratórios cedidos pela UTFPR. Isso foi possível a partir de emendas parlamentares”, disse Adriano Stadler, coordenador do IFPR.

O evento contou com a presença do deputado federal, Sandro Alex (PSD), responsável pelas emendas que viabilizaram recursos ao instituto, da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, secretários municipais, vereadores, diretor geral do campus Ponta Grossa, Abel Azeredo, e o reitor da UTFPR, Odacir Zanatta.

Viabilização

Segundo Adriano, hoje o IFPR de Ponta Grossa é uma espécie de ‘braço’ do campus de Curitiba e oferece apenas um curso técnico para o ensino médio com professores que foram cedidos de outros campi da região. Atualmente 56 alunos estão matriculados no curso Técnico em Informática.

“Em função da falta de estrutura, o nosso maior objetivo na data de hoje foi mostrar que a cidade tem potencial para a construção de um campus, para que possamos ofertar mais cursos, com salas de aula e laboratórios. Além de movimentar a economia da cidade, o campus irá oferecer, além de cursos de nível médio, cursos de extensão, pesquisa, graduação e pós-graduação”, lembrou o coordenador.

Projeto será levado ao ministro

O deputado federal Sandro Alex (PSD) disse que vai apresentar o projeto do campus, juntamente com o reitor Odacir Zanatta, para o ministro da Educação, Victor Godoy, no começo de maio.

“É um projeto que necessita da aprovação do Congresso. Precisamos apresentar ao MEC a demanda de Ponta Grossa. A nossa intenção é mostrar ao ministro que nós temos condições de transformarmos o IFPR em um campus. Sabemos que a disputa por esses espaços em todo o país é muito grande e o nosso pedido será para que Ponta Grossa seja priorizada”, garantiu o deputado.

LEIA NO DCMAIS: Professora ponta-grossense é selecionada para projeto nos EUA

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile